Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Unânime: Florentino Neto é o novo coordenador da bancada federal do Piauí

Após reunião, deputado do PT é escolhido por unanimidade e chega com “abacaxis” envolvendo cargos federais. Deputado também teve encontro com ministro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Nove dos 10 deputados federais do Piauí e a senadora Jussara Lima (PSD) estiveram reunidos nesta quarta-feira (17), no gabinete dela no Senado, em Brasília, para a escolha do novo coordenador da Bancada. Os senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro, e o deputado Átila Lira Filho não participaram do encontro. Como a coluna antecipou, Florentino Neto (PT) foi o escolhido com unanimidade.  

O senador do Marcelo Castro estava com atestado em São Paulo fazendo exames de saúde previamente agendados.

“Tenho compromisso de representar o estado do Piauí e recebendo essa incubência dos meus colegas da bancada haverei de buscar, me esforçar ao máximo para representar bem a bancada, para que continue, assim como representada pelo deputado Flávio Nogueira unida, coesa, em defesa de uma só bandeira", disse Floretino em entrevista à coluna. 

O antigo coordenador, o deputado Flávio Nogueira (PT) passou a missão para Florentino já com o envio das emendas de bancada, que é uma das principais funções do coordenador.  

Mas Florentino terá outra missão importante neste momento: os cargos federais que foram indicados, mas não foram nomeados. “O problema é lá na ponta”, disse o ex-coordenador. 

Para o parlamentar , o Piauí vive um momento político positivo e o governo de Rafael Fonteles tem uma bom relacionamento com a bancada federal. “Agora, a prioridade é trabalhar para manter essa harmonia política e garantir mais investimentos para nosso estado”.

Com essa eleição, Florentino Neto assume um papel de destaque na representação dos interesses do Piauí no âmbito federal.

 CARGOS FEDERAIS COM PROBLEMAS

"Irei me reunir com o ministro Alexandre Padilha", disse Floretino. 

Os cargos com problemas são: 

- Geap, indicação de Flávio Nogueira (PT); 

- ANM (Agência Nacional de Mineração), o nome indicado por Jadyel Alencar (PV) foi barrado; 

- Cassi, indicado por Castro Neto (PSD);

- E o superintendente da Caixa, indicado por Júlio César (PSD).

ENCONTRO COM MINISTRO LUPI

Nesta terça-feira (16), Florentino Neto se reuniu com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi,  para tratar sobre implantação do PREVmóvel na região norte do Piauí. A ideia é beneficiar 11 cidades. Ele comunicou ao ministro a indicação de emenda parlamentar impositiva (execução obrigatória) para este fim. 

De acordo com o parlamentar, a iniciativa é fundamental para desafogar o atendimento no INSS e garantir que a população tenha acesso rápido e eficiente aos benefícios previdenciários.

O serviço implantado pelo ministério da previdência tem se mostrado uma ferramenta eficaz na prestação de diversos serviços previdenciários ao cidadão. 

Na unidade móvel do INSS, segundo Florentino,  a população pode tirar  dúvidas relacionadas ao site e aplicativo Meu INSS, entender quais são os tipos de benefício e suas regras de concessão.  Também é possível fazer consulta ao cadastro do INSS e simular aposentadoria, bem como emitir documentos como extratos de crédito e de consignação e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 

DEPUTADO QUER UNIDADE MÓVEL DO INSS FAZENDO PERÍCIAS

“Defendemos que no PREVmóvel sejam feitas perícias médicas, pois no Brasil inteiro existe uma fila enorme de demanda por esse serviço”, declarou. “ A priori pedimos a implantação do serviço na planície litorânea, mas a nossa ideia é garantir que a população tenha acesso ao PrevMóvel em todas as regiões”, enfatiza o deputado. 

A  unidade móvel do INSS  facilita o atendimento aos segurados, proporcionando um serviço de qualidade e eficiência. “O PREVMóvel é itinerante, podendo se deslocar até as comunidades e adiantar agendamentos, orientações, tudo referente à questão da previdência. Nós nos interessamos muito por esse projeto, que vai acelerar o atendimento aos piauienses”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES