Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Átila Lira questiona confiança das urnas e Merlong Solano rebate; vídeo!

Átila Lira coloca em questão confiabilidade das urnas eletrônicas para a votação deste ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Em entrevista exclusiva ao blog, o deputado federal Átila Lira (PP), em aceno a Bolsonaro, questiona a confiança das urnas eletrônicas e acredita que o resultado das eleições pode ser fraudadO. "Eu acho que vamos ter problemas durantes as eleições por conta dessa dúvida em relação às urnas".

No contraponto, Merlong Solano (PT) diz que fala de Átila é uma "concessão" ao presidente da República. "Acho até incompreensível uma pessoa que já foi secretário de Educação do Estado diga uma coisa como essa. As urnas não são interligadas à rede mundial de computadores", dispara. 

Sobre Bolsonaro, o petista usa a expressão "historicida" ao explicar que a intenção do presidente é criar a instabilidade política e social. "Na cabeça de historicida dele uma solução de forças possa a vir ser cogitada pelos militares". 

As urnas são usadas no Brasil desde 1996. o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo processo eleitoral faz uma série de testes com os aparelhos para verificar o mecanismo de apuração dos votos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, eles utilizam o que há de mais moderno em termos de segurança da informação para garantir a integridade, a autenticidade e, quando necessário, o sigilo. Outros mecanismos de auditoria e verificação dos resultados também podem ser solicitados por candidatos e coligações, pelo Ministério Público (MP), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo próprio eleitor.

VEJA OS VÍDEOS:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES