Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Vacina Covid: governo deve assinar contrato com a Pfizer hoje

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
| Alan Santos/ PR Flickr Planalto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Um dia depois de Bolsonaro sancionar a lei que autoriza a compra de vacinas por estados, municípios e empresas privadas, a expectativa em Brasília era para a assinatura do contrato com a farmacêutica Pfizer. Desde a semana passada o governo havia anunciado a negociação de 100 milhões de doses até dezembro e o que estava faltando era justamente essa lei dando garantia à farmacêutica de que não será responsabilizada por efeitos adversos do imunizante, caso venham a ocorrer.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), chegou a confirmar que o governo fecharia o contrato nesta quinta-feira (11), mas até agora não há informações sobre. Nesta semana, os presidentes da Câmara e Senado pediram ao Ministério da Saúde o real cronograma de vacinação em 24 horas.

A pasta, por sua vez, informou que 400 milhões de doses serão adquiridas neste ano pelo Plano Nacional de Imunização. Dessas, as que o governo tem contrato firmado até com o momento são 130 milhões de doses da Sinovac/ Butantan e mais 224 milhões da Astrazeneca/ FioCruz neste ano.  

Após o discurso de Lula que recuperou seus direitos eleitorais nesta semana e pode disputar nas urnas com Bolsonaro em 2022, o presidente mudou o discurso e o comportamento ao menos na cerimônia de sanção dos projetos de ontem. Com máscara, Bolsonaro incentivou a vacinação no país.

O ministro da Saúde não ficou atrás e gravou um vídeo afirmando que o sistema de saúde do Brasil não colapsou e nem vai colapsar, mas que está "impactado". Porém, neste momento apenas duas capitais têm ocupação de leitos menor que 80%.

O que se fala nos bastidores é que Pazuello tem noção da gravidade do problema, é tanto que o Ministério fez previsão de 3 mil mortes por dia na semana passada, mas o general fez o vídeo para agradar o Palácio do Planalto e mostrar as ações do governo federal.   

A dúvida até o momento é quantas doses irão chegar neste mês ao Brasil. Isso porque Pazuello, havia mencionado de 22 a 25 milhões de doses distribuídas em março, mas no vídeo falou em cerca de 46 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES