Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

VÍDEO: Renan Calheiros diz que CPI não investigará prefeitos e governadores

Em entrevista exclusiva, o relator da CPI da Pandemia também disse que se mentir Pazuello será incriminado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) em entrevista exclusiva disse que o fato considerado mais relevante até agora na CPI da Pandemia foi o depoimento de ontem (13), do CEO da Pifzer na América Latina, Carlos Murillo, o qual aponta fortes indícios sobre a omissão do governo federal na condução da crise, uma vez que a farmacêutica tentou negociar vacinas com o Brasil desde agosto de 2020,  antes da compra, em março de 2021.

"Se pudesse dizer hierarquicamente o depoimento mais importante diria que foi o da presidente da Pfizer, que mostrou com provas que a narrativa do Governo está completamentte errada, porque de agosto até agora a Pfizer fez seis tentativas e se tivesse sido aceita teríamos começado a imunização brasileira no ano que passou", declarou.

Logo em seguida, o senador também apontou para o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que deve prestar depoimento na próxima quarta (19), "isso demonstra também que o ministro Pazuello mentiu quando esteve no Senado". A fala faz menção à versão de Pazuello sobre a quantidade de doses oferecidas pela Pfizer no ano passado.

O grande termor, neste momento, é que o Supremo Tribunal Federal (STF) permita que Pazuello fique em silêncio, como solicitou o Habeas Corpus da Advocacia-Geral da União (AGU) nesta quinta-feira (13). 

Calheiros acredita que o ex-ministro seja a peça "mais importante" da investigação porque pode revelar outros nomes "que atuaram de maneira criminosa no combate à Covid".  E assim como fez com Wajngarten, não descarta que pode pedir prisão por falso testemunho , "o seu depoimento é muito importante, que ele não tenha medo que será incriminado, a medida que ele negar responder qualquer pergunta".

Sobre o conflito com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que o chamou de "vagabundo" nesta semana, Calheiros disse que esse é um comportamento de uma "cultura miliciana" e que não iria mais dar confiança "a esse tipo de gente". Para o relator, o governo não tem argumentos e "só agride".

Sobre o papel do senador Ciro Nogueira (PP-PI), de defender o governo, Calheiros disparou: "o que me surpreende é o senador Ciro agir dessa forma, e eu tenho lamentando no dia a dia esse papel que ele está tentando cumprir na CPI. Defender um Governo que está sendo acusado de ter proporcionado um número maior de mortes, todos precisam entender que não é uma tarefa fácil".

O relator não cogita deixar o cargo na CPI caso venha a tona alguma investigação sobre Alagoas, onde seu filho é o governador. Calheiros afirmou que a comissão não irá investigar prefeitos e governadores, porque não é a função dela.

"Não vai acontecer porque não é competência do Senado investigar os governadores, temos nos Estados um fato determinado de investigar que é o Amazonas; o presidente da República disse no telefonema que não poderia ser o único foco e desviar a investigação aos Estados e municípios, mas esse não é o objetivo, queremos investigar se houve crime contra a humanidade, e se o presidente da República e o Governo de alguma forma deixaram de tomar alguma decisão que poderia ter evitado esse número de mortes; o Brasil se transformou num cemitério no mundo, as pessoas que perderam a vida e suas famílias precisam saber o que aconteceu e se isso for confirmado vamos ter que cobrar responsabilidade sim, seja de quem for", afirmou. 

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES