Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Rejane Dias é coautora do auxílio de R$ 30 bilhões para a Educação

A deputada Rejane Dias havia protocolado na Câmara um pedido de urgência para votação do fundo

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Desde o início do ano em Brasília, há uma expectativa para votação do novo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (Fundeb), mas com a pandemia do novo Coronavírus foi adiada e agora um acordo do governo com parlamentares do Congresso Nacional vai prorrogar a implementação do fundo que custeia boa parte da educação pública no país.

O que será votado neste momento é o projeto de lei (PL) 3165/20, de autoria da deputada professora Rosa Neide (PT/MT) e de coautoria da deputada Rejane Dias (PT/P), que cria o auxílio emergencial no valor de R$ 31 bilhões para a educação.  

De acordo com o texto, os recursos serão transferidos pelo Fundeb e deverão ser usados em despesas com manutenção, desenvolvimento do ensino e estratégia de retorno às aulas.

O valor distribuído a cada estado e Distrito Federal será calculado de acordo com o número de alunos matriculados na educação básica, segundo o censo escolar de 2019. 

A deputada federal Rejane Dias (PT/PI) havia pedido nesta terça-feira (10) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por meio de um Requerimento de Urgência, prioridade para a votação do novo Fundeb. Mas agora com a possibilidade do auxílio emergencial, a parlamentar terá que esperar mais um pouco, uma vez que a oposição também aceitou o acordo. Rejane Dias é a favor do auxílio emergencial, mas também considera ser determinante a aprovação do novo Fundeb.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES