Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

W.Dias vai com Lula em visita à terra Yanomami após mortes de indígenas

O ministro Wellington Dias confirmou ao blog que vai acompanhar o presidente Lula neste sábado (21) em visita aos povos indígenas Yanomami.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma denúncia de fome e desnutrição de crianças e jovens indígenas, em Boa Vista, capital de Roraima, o governo federal publicou uma decreto instalando um comitê de crise para combater a crise no local de garimpo ilegal. O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, confirmou ao blog que vai acompanhar o presidente Lula neste sábado (21) em visita aos povos indígenas Yanomami.

Lula está com viagem marcada para a Argentina amanhã, mas antes resolveu  ir ao local.

Ministro Wellington Dias acompanha o presidente Lula em missão em Roraima 

“O objetivo é tratar de forma emergencial aquilo que necessita de atenção emergencial, integrado com estado e municípios às entidades, a presença das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e Segurança e aqui ter um plano que possa garantir dignidade aos povos indígenas e população de Roraima”, disse Wellington Dias.

No local será usada a estrutura de um Hospital de campanha e serão enviados medicamentos para combate o grave problema.

Mais cedo o presidente, usou as redes sociais para anunciar a viagem.

“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”.

O presidente estará acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Saúde, Nísia Trindade, dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Gabinete de Segurança Institucional, General Gonçalves Dias.

Também integram a comitiva o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES