Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

WD x Lira: governador diz que projeto sobre combustíveis é “só enganação”

O governador veio a público defender a derrubada do projeto aprovado na Câmara que poderia diminuir em 8% o preço da gasolina durante 1 ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após vitória massiva na Câmara, os governadores articulam com o Senado para derrubar o projeto que tem como objetivo reduzir o preço dos combustíveis. Isso porque haverá uma perda de R$ 24,1 bilhões para estados e municípios na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é principal fonte de arrecadação. “Pelos estudos do Conselho dos Secretários de Fazenda dos estados, há sim uma perda, não é deixar de ganhar, é uma perda de 24,1 bilhões de reais para Estados e municípios”.

Para o governador Wellington Dias, o projeto é "só enganação" porque não resolve o problema. Ele defende um fundo de estabilização que poderia deixar o litro da gasolina a R$ 4,50 e discussão do tema na Reforma Tributária. Especialistas também criticam a medida, que na prática pode representar bem menos que 8% e no futuro terá um efeito contrário. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi às redes sociais dizer que não está contra os governadores, mas a favor dos "governados". "Brasileiros que sofrem com a inflação e desemprego e que precisam agora deste apoio, como precisaram ano passado do auxílio emergencial", tenta explicar Lira. 

Como os governadores têm mais espaço no Senado, estão tentando articular a votação que haverá na casa. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse ao blog que vai trabalhar para não ser aprovado, "estão jogando para a plateia". 

 A Petrobras segue uma política de preços baseada no mercado internacional e há uma expectativa de que em breve o preço do barril do petróleo possa cair e consequentemente o consumidor sentirá o impacto, pois o cálculo da alíquota do ICMS é feito de 15 em 15 dias atualmente. Mas se o novo projeto for aprovado pelo Congresso, a alíquota deverá ser calculada com base no preço médio das bombas nos últimos 2 anos e o mesmo valor por litro de combustível deve perdurar por 12 meses, ou seja, até as eleições de 2022.

Como é um projeto popular, que pode neste momento reduzir o preço pago pela gasolina que já aumentou cerca de 40% neste ano e puxa a inflação para cima, uma boa parte de deputados mesmo contrários ao texto votou a favor para não soar impopular a um ano da disputa nas urnas. 

Da bancada federal do Piauí, apenas o deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB) votou contra e Júlio César se absteve. Os outros foram favoráveis. VEJA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES