Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington Dias aponta para suspeita de corrupção no caso dos Yanomamis

Investigações dão conta, de acordo com Dias, de desvios no processo de compra e fornecimento de medicamentos, que deveriam ser entregues a povos nativos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que a crise sanitária vivida pelo povo Yanomami é resultado da negligência do governo anterior, da renúncia de responsabilidade por parte de órgãos fiscalizadores e de corrupção. Investigações dão conta, de acordo com Dias, de desvios no processo de compra e fornecimento de medicamentos, que deveriam ser entregues a povos nativos.

 

“Houve relatos por parte de lideranças de fortes indícios de desvios. Medicamentos não chegavam a unidades de saúde. Ministro Flávio Dino comanda, nesse momento, essa investigação”, disse., 

O ministro reafirmou a necessidade do engajamento de todos os governos e sociedade civil. “Na visita que fizemos, por meio do comitê, vimos que temos que dar as mãos: governo federal, estadual, municípios, quem puder ajudar. É uma tragédia que estamos longe de saber a dimensão”, disse o ministro, que questionou outros pontos da ausência do poder público durante o último governo. “Como se desativou a saúde dessa forma? Escolas, sistemas de alimentação? Como não fizeram cadastro dessas famílias?”, pontuou. 

De acordo com Dias, a tragédia de Roraima ainda tem proporções inimagináveis, que precisam sofrer investigação e responsabilização dos culpados. “A partir de agora, vamos saber a real dimensão. O que houve para chegar a esse ponto? Houve desvio em recursos para educação, saúde? Por que pararam os fornecimentos? Por que? Para exterminar, sufocar..? Não se pode chegar à situação de crianças a pele e osso. “A hora é de dar as mãos, salvar vidas. A investigação prossegue e o nosso trabalho, também”, reforça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES