Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington Dias diz que assume o ministério do coração do governo Lula

Transmissão de cargo foi marcada por parlamentares do Piauí e novos ministros do governo Lula

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Ao assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), falou que sabe que está assumindo o ministério do coração do terceiro governo de Lula e que a pasta estará integrada a todos os outros ministérios. "Sei que assumo o Ministério que é o coração do governo do presidente Lula, é o coração do Brasil, o coração no sentido mais amplo da palavra, o Ministério dos pobres, como alguns dizem, o Ministério dos mais necessitados".

Dias relembrou da infância no interior do Piauí, dá uma testemunho sobre sua vida e homenageia a mãe Teresinha Dias, 84 anos. "De pobre e de pobreza eu posso dizer que entendo, porque eu venho de lá".

Wellington Dias anunciou que vai reformular o Bolsa Família e atualizar o Cadastro Único, que é a mesma base de dados usado para o Minha Casa Minha Vida. A ideia fazer um "pente fino" para retirar as pessoas que não precisam do benefício e incluir novas famílias aptas de acordo com os requisitos. "Por isso que a gente tem que ter um olhar sobre o cadastro único, para que ele seja um cadastro que retrate a verdadeira situação de cada pessoa no país inteiro", afirmou.

Ao responder a pergunta do blog, o ministro disse que irá trabalhar com três eixos, que são a transferência de renda pelo Bolsa Família, a segurança alimentar e o compromisso nutricional.

"Uma rede que seja capaz desde o Bolsa Família, a merenda escolar, o PAA, que é programa de compra direta, um conjunto de programas. Planejar a produção, pensando na alimentação saudável dos brasileiros e brasileiras. Garantir que a gente tenha condições de um preço justo ao produtor e consumidor, e garantir que possamos ter as condições de chegar às pessoas que precisam", responde.

MISSÃO DE TIRAR O BRASIL DO MAPA DA FOME

Wellington Dias citou Deus e missão várias vezes em seu discurso. Acabar com a fome no país é a principal promessa de Lula, que foi reiterada no discurso de posse. Atualmente, de acordo com pesquisa feita pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave, que é quando não têm acesso constante a alimentos.

"E essa é uma missão que não é pequena. Além de tirar o Brasil do mapa da fome, garantir as condições de vencer a pobreza com a sua complexidade, a pobreza não é só a renda. A pobreza é qualidade de vida, é dignidade, é a condição da própria felicidade, então a nossa Constituição é ampla, como disse o presidente da República, a Constituição é o nosso manual", ressaltou.

NOVO PROGRAMA SOCIAL

Nos próximo dias, o ministro também deve apresentar um programa amplo de Renda Sustentável. Através de um plano de desenvolvimento familiar, além da transferência de renda pelo Bolsa Família, terá associado a inclusão social e produtiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES