Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo Wellington Dias e Lula querem países da África na Aliança contra a fome

Ministro embarcou para a Etiopia onde vai apresentar projetos que deram certo no Brasil para combater a pobreza no mundo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O ministro Wellington Dias está chegando à Africa e com uma missão importante do governo Lula 3: conquistar mais países, e sobretudo financiadores, para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Em vídeos exclusivos ao blog, Dias detalha os programas que serão apresentados aos ministros de governo e países da União Africana. "É isso que queremos deste encontro, sair de lá com o maior número de países na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza".

Dias desembarca em Adis Adeba, capital da Etiopia, nesta sexta-feira (16), para o 37º encontro dos países da União Africana.

A entrada da União Africana (UA) como membro efetivo do G20, na cúpula de Delhi, na Índia, em setembro de 2023, abriu novas possibilidades para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O bloco reúne as nações da África, com um PIB combinado de cerca de US$ 3 trilhões. A incorporação da UA também está alinhada à meta de reestruturação da governança global proposta pelo Brasil na presidência do G20.

"O mundo bate um recorde em gastança em guerra, nessa área bélica, de armamentismo, enquanto com guerras enquanto não tem dinheiro para combater à fome e à pobreza", chama atenção o ministro que busca a adesão do maior número possível de países neste projeto que custaria cerca de U$ 50 bilhões, segundo estimativas do Banco Mundial. Atualmente, 2,4 bilhões estão em situação de insegurança alimentar no mundo. 

BRASIL QUER APROVEITAR A PRESIDÊNCIA DO G20 

A ideia de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa do presidente Lula, que começou a ser trabalhada quando o Brasil assumiu a chefia do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta. A proposta é oferecer as experiências exitosas de diversos países a outras nações que queiram adaptar e implementar estas políticas públicas em seus territórios.

Os mecanismos de financiamento e governança serão discutidos ao longo do ano e apresentados aos Chefes de Estado e Governo na Cúpula do G20, marcada para novembro, no Rio de Janeiro, quando deve ser pactuada a Aliança Global.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES