Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

WD exige a Pacheco estados e municípios no Comitê Nacional da Covid

Governadores se reuniram hoje com o presidente do Congresso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após reunião hoje (26) com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), como parte da primeira agenda do Comitê Nacional de Combate à Covid, o governador Wellington Dias (PT-PI) deixou claro que os governadores exigem a presença de estados e municípios no grupo. "Aqui dissemos também a importância de que nesse Comitê Nacional tenha a presença dos estados e municípios, não é razoável sem a presença dos estados e municípios", declara. 

O comitê foi criado nesta semana e anunciado pelo presidente Bolsonaro após encontro entre representantes dos poderes e governadores mais próximos ao Palácio do Planalto.

O coordenador do tema Vacinas no Fórum dos Governadores disse que os imunizantes foram o ponto estratégico do encontro virtual. Eles irão pedir agenda em conjunto com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) para acelerar a entrega de vacinas ao país, que se encontra com mais de mil pessoas na fila de UTI e apenas 6,58% da população vacinada.  

Dias também citou a tentativa de diálogo com o Reino Unido, Índia e Rússia, países importantes na fabricação de doses. Há uma previsão ainda nesta sexta (26) com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o intuito de dar urgência à ampliação do número de leitos, distribuição de medicamento do kit intubação de cronograma de vacinas.

A pauta federativa sobre emprego e renda e ajuda aos informais também entrou na pauta. Os governadores também pediram a Pacheco a reposição de R$ 43 bilhões do orçamento da união, aprovado com críticas ontem pelo Congresso, e o auxílio emergencial de R$ 600.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES