Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Wellington Dias recebe 118 prefeitos do Piauí no Ministério e quer parceria

Ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula quer assinar hoje convênios com as prefeituras para capacitar beneficiários do Bolsa Família

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Na noite desta terça-feira (28), o ministro Wellington Dias e a equipe de secretários receberam 118 dos 134 prefeitos do Piauí que estão em Brasília para a Marcha em Defesa dos Municípios. Deputados estaduais e federais do estado também estiveram presentes. Aos gestores municipais foram apresentadas as ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Wellington Dias recebe 118 prefeitos do Piauí no Ministério e quer parceria - Fotos: Roberta Aline/Ascom/MDS

Hoje (29), eles devem assinar um convênio para capacitar os beneficiários do Bolsa Família, um dos preceitos para que no futuro possam deixar o programa de transferência de renda. 

“Recebemos prefeitos, prefeitas, a bancada estadual do Piauí e a bancada federal para dialogar sobre as parcerias que queremos fazer. O presidente Lula tem um carinho especial pelo Piauí e ele quer que todos os ministérios possam trabalhar pelo Piauí e pelo Brasil”, afirmou Wellington Dias aos prefeitos.

De acordo com o ministro, são vários os programas que o Ministério pode desenvolver parceria diretamente com os municípios, de habitação a empreendedorismo.

Wellington Dias recebe 118 prefeitos do Piauí no Ministério e quer parceria - Foto: Roberta Aline/Ascom/MDS

“O MDS, que cuida principalmente dos mais pobres, vai estar junto com cada um dos gestores municipais, integrado, para que a gente possa chegar onde ainda não chegamos e dar as mãos a quem precisa. Garantir habitação, energia, comunicação, renda, assegurar as condições para um emprego, as condições para o empreendedorismo, seja no campo, seja na cidade. Eu saio daqui muito animado e bons resultados sairão deste encontro”, prosseguiu o ministro.

PRESIDENTE DA APPM REFORÇA PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL

Antoniel Silva, o Toninho da Caridade, prefeito de Caridade do Piauí e Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), reforçou a importância do diálogo entre as esferas administrativas.

“O ministério quer qualificar as pessoas para que a gente possa tirá-las da pobreza e extrema pobreza para uma linha de oportunidades, através do empreendedorismo e ações integradas. Os municípios estão prontos, de braços abertos, para que a gente possa avançar ainda mais no combate à fome, à pobreza e também gerar oportunidades para os jovens, nas ações que vêm para melhorar e qualificar as pessoas lá na ponta, que é o município”, disse.

DO CADASTRO ÚNICO A OUTRAS AÇÕES

Com relação à habitação, o presidente da APPM destaca as pessoas vinculadas ao CadÚnico como foco das ações do Minha Casa, Minha Vida, que foi retomado com a faixa um, destinada aos mais pobres. “O Governo Federal vai dar um incentivo de 85 a 90% para que a gente possa priorizar não só as pessoas que são beneficiárias, mas também gerar emprego e renda para que as pessoas possam se qualificar e trabalhar nessas obras, que vão aquecer a economia local”, observou Toninho.

MARCHA DOS PREFEITOS

Segundo a organização, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é a maior da história em número de participantes. São mais de 11 mil participantes. Estão representados mais de 4.100 Municípios brasileiros. Neste ano o tema é “Pacto Federativo: um olhar para o futuro".

O principal objetivo do evento é defender os interesses das cidades brasileiras. Por isso alguns dos temas discutidos dizem a respeito sobre habitação, energia, comunicação, renda, emprego e empreendedorismo.

O ministro Wellington Dias que esteve na abertura ontem, participa hoje às 14 horas de um dos painéis do "Novo Governo: debate com os ministros". A ministra da Saúde, Nísia Trindade; e o da Educação, Camilo Santana, também estarão presentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES