Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Alexandre Ramagem: silêncio diante da caixa-preta da Abin

Deputado Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin, recusa esclarecimentos à PF sobre sistema secreto de monitoramento e se opõe ao envio de informações ao TCU.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lira e Centrão na Caixa

A fila começou a andar para os partidos do Centrão no Palácio do Planalto. A demanda do Progressistas - leia-se em especial Arthur Lira - e do grupo suprapartidário que promete fidelidade às pautas do Governo Lula da Silva foi atendida na Caixa. O banco estatal anunciou ao mercado no dia 24 de janeiro a exoneração de quatro vice-presidentes de importantes diretorias - três delas mulheres - e a nomeação, aprovada pelo Conselho de Administração, de seis novos vice-presidentes. Todos eles apadrinhados discretamente por caciques partidários. Destaque para dois do PP: Tarso Duarte assume a vice-presidência de Negócios de Atacado. E a vice-presidência de Agente Operador (Loterias) fica com Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho.

Caixa-preta

Alvo da Polícia Federal, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), quando comandou a Abin, se negou a prestar esclarecimentos sobre o sistema secreto de monitoramento da Agência. Ao TCU, se posicionou “desfavorável” ao envio de informações. Pelo menos seis requerimentos – dois da Comissão de Fiscalização e quatro de deputados -, conforme levantamento da Coluna, foram enviados a Ramagem e não tiveram respostas.

Freio na PF

O presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é pressionado por deputados da oposição para colocar em votação já nas próximas semanas projetos que limitam poderes do STF e, em especial, a PEC que pode dificultar operações da PF no Congresso, de autoria do deputado Rodrigo Valadares (União/SE). Lira tem se esquivado da polêmica e dito que o assunto só será tratado na reunião de líderes, ainda sem data definida.

Conflito de interesses?

Nomeado para o cargo de Superintendente de Desenvolvimento da Agência Nacional de Mineração, Cícero Pedro da Silva Filho é apadrinhado do deputado Neto Carletto (PP-BA) e advogou para empresas envolvidas no escândalo da Turmalina Paraíba.

Fim de La Putaria

Alvo do Ministério Público, a controversa La Putaria – que comercializa waffles e crepes em formato de órgãos genitais – vai fechar as lojas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os donos da franquia Brasil alegam que a empresa é alvo de fake news e perseguição política e de associações de moradores. Em 2022, a Coluna antecipou que o MP de MG abriu apuração sobre possível afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Agronegócio

Mais nova faculdade brasileira voltada para o agronegócio, a Harven Agribusiness School abre as portas no dia 1º de fevereiro, em Ribeirão Preto, com aula inaugural para alunos e candidatos dos três cursos: Direito, Administração e Engenharia de Produção. A instituição é a nova aposta de ensino superior do Grupo SEB, do empresário Chaim Zaher, e iniciará as aulas no dia 20 de fevereiro.

ESPLANADEIRA

# Riocentro recebe, até dia 7, KSOP GGPoker South America. # Clube de Costura oferece oficina "Customize Seu Abadá", dia 7, no Mega Moda Shopping. # Expresso Bloco Show promove, dia 13, desfile infantil inclusivo com o tema “Heróis” em BH. # Associação Caatinga promoveu evento para celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental. # SPIC Brasil abre inscrições para o programa Geração Inovação. # Conferência Nacional de Educação aconteceu, dia 28, na UnB, em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES