Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Aplicativo para denúncias durante as eleições começa a receber relatos

Os pré-candidatos a prefeito e vereador não podem fazer publicidade oficial com intuito eleitoral e não podem pedir voto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pardal já de olho

A seis meses das eleições municipais, o Pardal – aplicativo para realização de denúncias  sobre supostas irregularidades durante as campanhas eleitorais – já começou a receber relatos pontuais de possíveis casos de propaganda eleitoral antecipada. Durante a pré-campanha, período que vai até 16 de agosto - quando tem início oficialmente a propaganda eleitoral -, os pré-candidatos a prefeito e vereador não podem fazer publicidade oficial com intuito eleitoral e não podem pedir voto. O descumprimento pode gerar multas e até cassação do registro e inelegibilidade. Nas Eleições Gerais de 2022, foram recebidas 40.275 denúncias em todo o Brasil. A região Sudeste liderou o ranking, com 14.103 registros, seguida pelas regiões Nordeste (12.033), Sul (6.810), Centro-Oeste (4.481) e Norte (2.848). No pleito municipal de 2020, foram 105.543 registros em todo o País.

Sem vestígios

Enquanto os holofotes estão voltados para as buscas aos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), que já dura mais de 50 dias, outro foragido ilustre dribla a Interpol, a Polícia Federal e da Polícia Civil de São Paulo há três anos e seis meses: o traficante André do Rap foi solto pelo Supremo Tribunal Federal e nunca mais foi visto.

Rumo eleitoral

Opções não faltam para o ex-ministro José Dirceu se candidatar a algum cargo nas eleições de 2026, caso aceite. O partido e aliados vislumbram lançá-lo a deputado federal por São Paulo ou até pelo Distrito Federal, onde Dirceu tem bom trânsito. Por ora, o petista – que esteve na Câmara na terça, 2 - tem evitado traçar eventual rumo eleitoral.

Gabinete Ceará

O gabinete do ministro da Educação, Camilo Santana, ficou pequeno dias atrás para tanta gente de seu Estado (Ceará) que esteve em Brasília para celebrar o credenciamento do campus da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com a atuação no município de Baturité (CE). Coube ao governador do Estado, Elmano de Freitas, ciceronear os conterrâneos.

Entregador Marinho

A Frente Parlamentar em Defesa dos Motoentregadores e Motoristas de Aplicativos freou a proposta (PLP 12/24) do Governo para regulamentar o trabalho da categoria. O que obrigou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a se entregar pessoalmente à articulação com os deputados. As conversas seguem engarrafadas e a proposta estacionada.

De ônibus na Páscoa

O feriado de Páscoa deste ano foi positivo para o turismo rodoviário por aplicativo. A Buser, plataforma de viagens de ônibus com mais de 11 milhões de clientes em todo o Brasil, registrou crescimento de 60% nas buscas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em volume de viagens, o aumento foi de 20%.

Em todo o Brasil

A Coluna Esplanada agora é publicada em todas as capitais do Brasil. Com a estreia neste mês na "Folha do Estado" (MT) e na "Tribuna do Norte (RN)", agora são 48 jornais e portais - entre eles algumas grandes cidades do interior. Com redação em Brasília, e correspondentes no Rio e São Paulo, a Esplanada passa a ser a Coluna de Poder & Mercado mais reproduzida no País.

ESPLANADEIRA

# Anvisa aprova fábrica da Biomm para produção de insulina glargina. # Pará tem redução de 59% nos alertas de desmatamento. # ONG Habitat Brasil lança programa de melhorias habitacionais na Comunidade do Coque, em Recife (PE), dia 4. # Peça teatral ‘Aos Sábados’ terá sessões com narração em Libras, nos dias 7 e 28, no Fashion Mall (Brasília). # Instituto Jô Clemente é vencedor da 33ª edição do Prêmio Marketing Best. # Korb Galeria apresenta exposição coletiva "Ouro Líquido"; e a individual "Invisível", no Centro Cultural Correios (RJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES