Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Após indicação ao STF Ministério da Justiça é relegado por Flávio Dino

Levantamento da Coluna mostra que, nos últimos dez dias, o ministro participou de cinco reuniões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministério relegado

Desde que foi indicado oficialmente pelo presidente Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal, no dia 27 de novembro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, reduziu consideravelmente o expediente na pasta. Levantamento da Coluna mostra que, nos últimos dez dias, o ministro participou de cinco reuniões - com a ministra da Gestão, Esther Dweck; o deputado Elmar Nascimento (União/BA), o ministro da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY), Jalil Rachid, e duas internas com secretários.

Esteve presente também em cerimônia de Imposição da Ordem do Mérito da Defesa e visitou o Cardeal Paulo Cezar Costa. Todos os compromissos foram breves: no máximo uma hora. Em cinco dos dez dias, a agenda não registra nenhuma atividade. Também não constam compromissos do ministro no Senado – onde peregrina em busca de votos – e em outros órgãos, como Palácio do Planalto e STF.

Deixa quieto

Em fase de conciliação com o Judiciário e próximo aos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já avisou e irritou a oposição. Não pretende colocar em pauta, por ora, a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita decisões monocráticas do STF e muito menos instalar a CPI para investigar o “abuso de autoridade” de ministros da Suprema Corte e do TSE.

Guerra na CBF

A derrocada do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, apeado do cargo ontem pelo TJ do RJ começou na quinta-feira passada (30) em reunião entre três procuradores da Justiça na sede da CBF, tão perto da porta do chefe. O TJ entendeu que o MP não tem jurisprudência sobre a entidade privada no TAC que limpou a CBF e levou Ednaldo ao cargo. Vence o grupo de Marco Del Nero e Ricardo Teixeira, que pretende retomar o poder.

Missão conflito

Em meio à tensão entre Venezuela e Guiana, as embaixadas do Brasil nos dois países terão novas chefes nos próximos dias. Serão sabatinadas, na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Glivânia Maria de Oliveira para a Embaixada do Brasil na Venezuela e Maria Cristina de Castro Martins para representar a Embaixada Brasileira na Guiana. A embaixadora Glivância chefiou este ano a delegação brasileira na Mesa de Diálogos de Paz entre o Estado colombiano e o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Outro lado

Alvo de ação civil pública – movida pelo Instituto Sigilo e pelo Ministério Público Federal (MPF) – por suposta exposição de dados na internet, a Serasa posiciona à reportagem que cumpre rigorosamente a legislação brasileira e as decisões judiciais e vai, mais uma vez, apresentar todos os esclarecimentos nos autos respectivos.

Transição da Ditadura

Uma decisão do STJ isenta os herdeiros do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra de pagar indenização à família do jornalista Luiz Eduardo Merlino, que morreu torturado em 1971. Alegando que a transição da Ditadura para a democracia foi “conciliada”, a ministra relatora Isabel Gallotti declarou a prescrição da causa. Segundo ela, só são imprescritíveis as causas contra o Estado.

ESPLANADEIRA

#  Direto Group anuncia o estabelecimento da Joint Venture “Uniti Group” com a Lumini IT. # Luciana de Gnone lança, dia 13, o romance Crimes em Copacabana, no Rio. # Governo do Rio inicia dia 7 licitação para contrato de concessão de gestão do Complexo do Maracanã. # Pesquisa da ZETRA revela que 63% dos trabalhadores não têm dinheiro para despesas básicas. # Raquel Siqueira lança hoje o livro “Musicoterapia no Brasil: conexões contemporâneas” no Rio. # TV Senado conquista o Prêmio Televisión América Latina 2023 com documentário sobre o 8 de janeiro. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES