Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Barato e perigoso: Queda de helicóptero deixa alerta ao mercado

De 2004 até 2024, foram impressionantes 327 registros de acidentes e incidentes com os modelos R22, R44 e R66, segundo o Cenipa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Barato e perigoso

A queda do helicóptero Robinson R44 em São Paulo deixou um alerta para o mercado: fetiche dos novos ricos brasileiros há anos, os helicópteros modelo Robinson são tão baratos quanto “perigosos” – a despeito da estrutura mais simples, o motor a pistão exige alta qualificação dos pilotos. O que nem sempre é verificado por quem compra ou opera. Basta um passeio pelos registros de acidentes dos modelos Robinson no País. Os dados são oficiais, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa: de 2004 até 2024, foram impressionantes 327 registros de acidentes e incidentes com os modelos R22, R44 e R66 – desde falhas mecânicas ou pouso forçado, até as noticiadas quedas com vítimas fatais. De 2004 a 2014 – um levantamento feito por este colunista há 10 anos – foram 97 registros no Cenipa. De 2014 até este janeiro, mais 139 acidentes e incidentes.

Até dona Janja 

O presidente Lula da Silva não engoliu as desculpas de Arthur Lira para se ausentar das cerimônias do 8 de Janeiro. Até dona Janja da Silva o criticou. No Palácio, o que se ouviu é que o presidente da Câmara – um dos que mais recorrem aos jatos da FAB para visitar reduto no fim de semana – poderia ter feito um bate-e-volta Maceió-Brasília.

Afago ao agro sulista

Ministro da Agricultura, o senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT) é o foco de projeto do Palácio para o mando do Senado em 2025. Fávaro e o presidente Lula da Silva tiveram conversa dias atrás Lula pediu que ele retorne ao Senado para ser vice na chapa de Davi Alcoumbre (União-AP). O substituto de Fávaro no Ministério pode ser indicado pela bancada do Paraná (também forte no agro) e pelo governador Ratinho Junior.

Acarajé político

O empreiteiro Mauro Prates, primo do deputado Leo Prates (PDT-BA), ofereceu no final do ano banquete em sua mansão na Praia do Forte para o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e para ACM Neto. Prates não economizou para agradar os políticos. Tudo para reaproximação depois do mal-estar quando Prates disse que foi o grande financiador do PT no Estado.

Conta a granel

Nervoso com ausência de Arthur Lira na cerimônia do 8 de Janeiro no Congresso, e magoado com a relação política, Lula suspendeu as nomeações de pedidos do presidente da Câmara e Centrão para sete vice-presidências da Caixa. A conta vem a granel, para  os dois lados, contam deputados.

Chaveco com Tarcísio

Vai bater desespero em Jair Bolsonaro quando souber que Gilberto Kassab faz gestão discreta para levar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o PSD lulista.

ESPLANADEIRA

# Grupo Orizon doa créditos de carbono para compensar emissões do festival Universo Spanta 2024.  # Brasília recebe dia 28 primeira Marcha Trans do Brasil. # Estado do Rio encerra 2023 com menor número de mortes violentas em 34 anos. # Hermano Barros Tercius é escolhido como novo Secretário de Telecomunicações do MCom. # DPU e Embaixada da França trocam experiências sobre proteção à população LGBTQIA+. # Boletim da Conab prevê aumento de 5,5% na produção de café para 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES