Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Canseira na Polícia Federal- bolsonaristas seguem foragidos

Polícia Federal não sabe o paradeiro dos blogueiros bolsonaristas Wellington Macedo – agora com alcunha de terrorista – e Allan dos Santos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal perde um tempo resolvendo questões internas – há disputa velada para afastar a ala bolsonarista dos comandos de departamentos. Ao passo que leva um drible de dois foragidos, que dão canseira aos investigadores e à Inteligência da corporação. Até esta semana os policiais não sabem o paradeiro dos blogueiros bolsonaristas Wellington Macedo – agora com alcunha de terrorista – e Allan dos Santos. A suspeita é de que o primeiro, acusado de implantar uma bomba num caminhão em Brasília, fugiu por terra para um país de fronteira. O outro segue nos Estados Unidos, sem endereço conhecido para ter uma visita dos agentes federais brasileiros em parceria com o FBI.

Crédito: Izânio Charges 

Mistério do exame

 

Desde o início de 2020, existem dois exames para detecção de Covid-19 no Hospital das Forças Armadas na lista dos sigilos do Governo de Bolsonaro. Seriam do então presidente e da sua esposa, realizados após o retorno dos Estados Unidos, quando toda a comitiva voltou contaminada. Até o comandante do avião pegou Covid, uma penca de ministros e menos o casal... Acreditam? À época, registramos que Bolsonaro, visivelmente abatido, teria se contaminado. Ele negou, mas nunca mostrou o exame. 

Cadê a transparência?

Lenvatamento da Coluna junto à CGU aponta os órgãos com mais omissões (que deixaram de responder) demandas via Lei de Acesso à Informação em 2022: foram a Companhia das Docas da Bahia (9 registros), Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro (6); e Fundação Universidade Federal de Ouro Preto (4).

Quali dos 100

O Palácio do Planalto vai atrás de uma empresa de renome no mercado para contratar (via licitação ou convite) visando realizar pesquisas qualitativas e quantitativas do Governo. Ministros querem isso para a famosa ação dos 100 dias de Governo. E quanto custará isso, não importa, há verba para tal. A primeira deve sair até fim de março, mesmo que seja uma cortesia de alguma agência. 

Aperto no caixa

Uma decisão do STF dia 8 reviu sentença da própria Corte que havia liberado empresas de pagarem alguns tributos e foi um recado de que o drible jurídico acabou. A Receita vai poder cobrar Cofins, IPI e CSLL retroativos desde 2007, e de imediato, de grandes firmas que questionaram os impostos e seguraram o passivo após o aval dos ministros. O rombo vai ser vultoso para algumas delas, que devem desembolsar até meio bilhão de reais. A cobrança deve começar em 90 dias.

Pro-bono, talkey?

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem mais de 40 processos na Advocacia Geral da União para “descerem” à 1ª Instância agora que é um cidadão comum. E está desesperado atrás de advogados que peguem a causa pela.. causa. Ou seja, não tem dinheiro para honorários.  Alguns amigos aceitam, outros mandam a desculpa de que estão com as mesas sobrecarregadas de ações.

ESPLANADEIRA

# GrowT, startup da área de construção civil,  projeta faturamento acima de R$ 100 milhões. # Fujitsu General do Brasil conta com equipamentos que economizam até 40% na energia elétrica. # Editora Mundo Cristão lança "Viva a ressurreição", de Eugene H. Peterson. # Ipsos aponta que 5 em cada 10 brasileiros acreditam no Governo Lula. # Cimed doa remédios para a Prefeitura de São Sebastião. # Minsait Payments e peiGo lançam 1° cartão 100% virtual no Equador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES