Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Deputado usa “estilo baiano” para não ficar entre o Planalto e Lira

Ele adota uma postura conciliadora para se cacifar como candidato do Governo à sucessão de Lira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vendeta

Militares e senadores de oposição veem o texto da PEC 42 - do senador Jaques Wagner (PT-BA) -, que altera as condições de elegibilidade de militares da ativa das Forças Armadas, como vendeta dos governistas contra o governo de Jair Bolsonaro. O texto da proposta obriga o militar a ir para a reserva se for candidato e isso eles não aceitam. Hoje, podem se candidatar sem perderem a função. Os militares – alguns nem são bolsonaristas - estão reclamando que têm esse direito. A proposta está em discussão no Senado. O clima é tão tenso que o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), relator da matéria, cogita renunciar à função após a oposição, capitaneada por Hamilton Mourão (Republicanos-RS), questionar a constitucionalidade da proposta. Mourão alega que os militares não podem ser tratados como “cidadãos de segunda categoria”.

Estilo baiano

O deputado baiano Antônio Brito (PSD) não se mete na bola dividida entre o Planalto e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Frequentador da Presidência, adota postura conciliadora para se cacifar como candidato do Governo à sucessão de Lira. Em cidades da Bahia, ele espalhou outdoors cumprimentando a população pelas festas de fim de ano.

Calma, general  

De todos os mandados expedidos ontem, o mais tenso de ser cumprido foi o de busca e apreensão no endereço do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice em 2022. Agentes que fizeram as buscas tiveram que alterar a voz diante dos questionamentos e a postura do oficial de dificultar o acesso aos cômodos.

Em xeque

A dilapidação da Lava Jato pelo STF ameaça a recuperação de dinheiro público desviado por empresas que parcelaram o pagamento dos valores milionários das condenações. E coloca em xeque os acordos de leniência fechados pela CGU e a AGU com base em delações e provas agora derrubadas, principalmente pelo ministro Dias Toffoli.

Copa “Minha Casa”

Um encontro entre o ministro de Esportes, André Fufuca, o Secretário Nacional de Futebol, Athirson Mazzoli, e o Secretário de Habitação do Rio, Patrick Corrêa, selou a criação da Copa Minha Casa Minha Vida. O projeto é da Associação dos Condomínios MCMV do Rio com a SMH e reunirá 60 equipes.

Chinesas elétricas

As empresas chinesas BYD e Great Wall Motors (GWM) vão construir duas fábricas de carros elétricos no Brasil. A primeira já assumiu o complexo industrial que pertenceu à Ford em Camaçari (BA). A outra fábrica, da GWM, será em São Paulo.

ESPLANADEIRA

# Padre Kelmon lança livro “Fé e Política de mãos dadas”. # Ticket: 70% dos brasileiros querem opções mais saudáveis nos restaurantes. # Marcelo Facchini, diretor-geral da Facchini S/A, lança livro “Força, Fortaleza”. # MV confirma a aquisição de 100% das cotas da empresa Maida Health. # Supermercados Mundial reabriu, dia 7, filial na Barra da Tijuca-RJ. # Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES