Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Descontentamento no PL: Valdemar Costa Neto enfrenta turbulência

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, enfrenta descontentamento na bancada radical após recuo em elogios a Lula e outros episódios desgastantes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gato escaldado

O recuo do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, após elogiar o presidente Lula da Silva e dizer que o petista "não chega aos pés" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não foi suficiente para arrefecer a ira da bancada radical do partido. Tiveram outros episódios que desgastaram o cacique, como o encontro com o ministro “comunista” Flávio Dino e elogio à escolha de Ricardo Lewandowski para o MJ.

Violência em casa e nas escolas

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania registrou 530.368 denúncias pelos Disque 100 e 180 em 2023. O dado solicitado pela Coluna representa um aumento de 39,9% no número de denúncias recebidas em 2022. As vítimas mais afetadas no período foram crianças e adolescentes (228.075 denúncias), seguidas dos idosos (143.595) e mulheres (114.792). O que mais impressiona é a relação entre as vítimas e os denunciados: em mais da metade dos casos, o crime é cometido por um parente próximo ou companheiro da vítima dentro de sua própria casa. A violência em instituições de ensino também aumentou. Foram 9.530 denúncias – um aumento de cerca de 50% em comparação ao ano anterior, quando foram contabilizadas mais de 6,3 mil denúncias.

“Bessias”& prebenda

O Governo escalou o advogado-geral da União, Jorge Messias, evangélico, para tentar contemporizar a crise causada pela suspensão da prebenda (valores pagos a religiosos pelo tempo dedicado à igreja). Ele tem conversado com líderes da frente parlamentar evangélica, mas sem indicação – por ora - de mudança na decisão da Receita.

Conflito de terras

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou indicação legislativa ao Incra na qual cobra providência ao órgão sobre o conflito de terras que ocorre no loteamento São José, em Tocantins. Ele alega que a medida é para garantir os direitos de produtores rurais gaúchos, que estão temerosos diante do processo. “Não podemos permitir que entendimentos judiciais controversos ameacem o direito à propriedade privada”, justifica.

Dia do Fico

O líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), permanecerá no cargo e não mais passará o bastão para Filipe Barros (PL-PR). A decisão foi anunciada no ato de desagravo ao parlamentar, que reuniu cerca de 30 lideranças oposicionistas em Brasília. A leitura é de que a permanência de Jordy fortalece a articulação contra o que o grupo considera “perseguição e abuso de autoridade” por parte do STF.

Memorial da Covid

A Fundação Oswaldo Cruz terá um memorial em homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19. De acordo com a instituição, a iniciativa tem como objetivo "promover uma reflexão sobre esse momento histórico". O projeto arquitetônico e paisagístico será definido por meio de concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, que tem lançamento previsto para esta sexta, 26.

ESPLANADEIRA

# Conitec aprova terapia beta-agalsidase para pacientes com doença de Fabry no SUS. # 5º Rede Capoeira acontece em Salvador de 24 até 27 de janeiro. # Cruz Vermelha e Vakinha promovem ação de apoio às vítimas atingidas pelas enchentes no Rio. # 1Doc lançou, no último dia 11, o podcast “Pod Simplificar” com convidados do setor público municipal. # Impostômetro da ACSP revela caneta como material escolar mais caro, com imposto de quase 50%. # Barômetro da Infraestrutura da ABDIB indica Saneamento Básico como principal setor atrativo para investimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES