Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Governo da Argentina compra avião em meio a crise

A Argentina está sem reservas líquidas, quebrada, e o presidente Alberto Fernandez veio ao Brasil atrás de ajuda. Mas ele acaba de comprar um belo e novíssimo avião por US$ 25 milhões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aero Fernandez  

A Argentina está sem reservas líquidas, quebrada, e o presidente Alberto Fernandez veio ao Brasil atrás de ajuda. Mas ele acaba de comprar um belo e novíssimo avião por US$ 25 milhões. O Boeing 757-200 adaptado para ser o avião presidencial de Fernandez e da vice-presidente Cristina Kirchner decolou de Miami e aterrissou no Aeroparque, coração de Buenos Aires, na última quinta-feira. Fernandez esteve em Brasília na primeira semana de maio passando o pires para pedir dinheiro emprestado. Não rolou. Mas o Governo do Brasil lançou uma linha de crédito extraordinário para ajudar mais de 200 empresas brasileiras que exportam para o país Hermano, a fim de aumentar e facilitar o consumo dos argentinos. No G7, no Japão, o presidente Lula da Silva ainda pediu ajuda do FMI para o país vizinho.  

Omissão  

Todo mundo está batendo na embaixadora da Espanha que estava de férias quando deu o escândalo com Vini Jr. Na Câmara dos Deputados, teve parlamentar exigindo que ela cancelasse as férias e voltasse logo, mas ninguém falou sobre a omissão da Embaixada do Brasil na Espanha. O Embaixador, Orlando Leite, só foi à imprensa na última semana, sendo que os casos aconteciam contra Vini há dois anos. 

Mais poder   

O União Brasil, legenda que já tem três pastas no Governo Lula da Silva, quer mais poder. Reivindica a vice-presidência da Caixa que cuida de Loterias. Partido resultado da fusão do PSL e DEM, e presidido por Luciano Bivar, a sigla está dividida entre apoiar o Governo e fazer oposição. 

Mistério na Caixa 

O ex-vice presidente da Caixa Edilson Carrogi Vianna, que durante a gestão do ex-presidente Pedro Guimarães cuidava das Loterias da instituição, continua influente no setor. Fã do ex-presidente Jair Bolsonaro, agora ele foi nomeado para grupo de trabalho encarrego de reestruturar toda a superintendência de loterias. Deputados governistas querem pedir explicações à atual presidente da Caixa, Rita Serrano. 

Aviso técnico 

A complexidade da nova regra para as contas públicas e a dependência de fontes de financiamento que ainda não foram apresentadas dificultam o cumprimento do novo arcabouço fiscal no futuro. É o que aponta relatório da Instituição Fiscal Independente, órgão ligado ao Senado. Aprovado na Câmara, o projeto de lei do arcabouço (PLP 93/2023) ainda precisa da aprovação do Senado antes de seguir para sanção. 

PF pega fogo 

Um tema que tem causado debates inflamados na sociedade chegou à Polícia Federal. Expressões correlatas à “homossociabilidade” causaram provocações internas entre os futuros policiais e delegados na Academia da PF em Brasília. O Simpósio “Diversidade e Gênero: Transversalidade, Letramento e Segurança Pública” gerou ironias nos grupos de whatsapp nas superintendências, pelo ineditismo do tema. 

ESPLANADEIRA 

#Ava Intimates reveste parte das vendas, deste mês, para ONG Fluxo Sem Tabu. # Fundação Estudar promove quarta-feira encontro online “Como se livrar das burocracias e estudar fora”. # Acontece em junho espetáculo “Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango”, do coreógrafo Luciano Bastos, no Teatro Vanucci (RJ). # Doutora em Educação,Carina Alves lança amanhã livro "A Menina Potiguara", na Casa Camolese (RJ). # Mauro Diniz encerra hoje 1ª temporada do “Pagode do Mauro Diniz”, no Bar do Chico/ Recreio, no Rio. # Scania lança gama Plus de caminhões e novos serviços.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES