Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Lula quer perfil plural para cargo de PGR

Palacianos citam um nome de liderança e firme, sem medo de pressões classistas, para apaziguar a ala radical interna, e também moderado para evitar fogo no circo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um PGR pacificador 

O presidente Lula da Silva procura um perfil plural para o cargo de Procurador-Geral da República. Palacianos citam um nome de liderança e firme, sem medo de pressões classistas, para apaziguar a ala radical interna, e também moderado – um garantista sem ego midiático – para evitar fogo no circo. O ministro da Justiça, Flávio Dino, trabalha duro para emplacar o irmão procurador, Nicolao Dino. Interlocutores de Lula afirmam que não faria sentido entregar o comando da Polícia Federal e do MP Federal aos dois irmãos. Outros candidatos são os subprocuradores Carlos Frederico, Luiza Frischeisen e Antônio Carlos Bigonha, ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores. Frederico se destaca nas investigações do caso 8 de janeiro; Bigonha é defendido por antigos aliados da ANPR; Luísa é a preferida dos lavajatistas e esquerdistas. A ex-PGR Raquel Dodge e o subprocurador Alexandre Camanho também se movimentam. 

Motim amigo 

A lentidão do Governo em nomear indicados para os 2º e 3º escalões faz o ministro Alexandre Padilha sofrer desgaste entre deputados e senadores com os quais articula. Os próprios caciques partidários reclamam pelo fato de ele ter poder de liberar as emendas parlamentares nos ministérios – e alguns ministros estariam boicotando repasses.  

Abadá da segurança

O vice-governador da Bahia, Geraldo Junior (MDB), tem nada menos que 40 policiais cedidos para seu gabinete. E acha pouco. Disse a aliados que precisa de mais, porque é a segunda autoridade do Estado e trabalha muito. Há quem aponte arrependimento do PT na parceria eleitoral. Ex-vereador, Geraldinho é muito ligado aos imãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. E não agregou votos do partido em cidades-pólo. 

Reviravolta 

Pirenópolis (GO) vive em ebulição com o novo plano diretor da prefeitura, que permite construção de resorts na cidade tombada pelo IPHAN. Houve uma reviravolta judicial: o desembargador Anderson Holanda, do TJGO, suspendeu decisão de uma juíza que, no seu último dia no Fórum, autorizou os vereadores a avançarem com o projeto. 

Torcida por Jarbas 

O 1º suplente do senador Jarbas Vasconcelos, Fernando Dueire (MDB-PE), foi avisado de que é provável que o titular não retorne ao Salão Azul até o fim do mandato em 2027. Um dos mais experientes políticos dessa geração, Jarbas faz tratamento de saúde no Recife, e há de todos uma torcida imensa, em Brasília, pela sua recuperação. 

Sobrou para Bíblia 

Lobistas das big techs procuram o deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR) para ser o porta-voz dos evangélicos (e das empresas, claro) contra o PL das Fake News. Com a dica de dizer que versículos bíblicos serão censurados. Batalha épica. 

ESPLANADEIRA 

# Guarupass prorroga para até 31 de maio recadastro dos cartões Passe Livre e Escolar de Guarulhos (SP). # Laboratório Contraprova completa 14 anos de fundação em maio. # ABF Franchising Expo acontece de 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. # Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresenta crescimento pelo 4º mês consecutivo. # Hydro e BNDES levam programa de qualificação de professores da Rede Synapse para escolas públicas do Pará.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES