Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Região da Amazônia registra números assustadores sobre feminicídios

Só em 2020, 1.398 mulheres foram assassinadas vítimas de crimes variados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pai do PAC

“Ele é a Dilma de calças”. A frase é do presidente Lula da Silva para ministros na mais recente reunião ministerial no Palácio do Planalto referindo-se ao chefe da Casa Civil da Presidência, Rui Costa – o comparando à antiga titular da pasta que tocou o plano. O “Pai do PAC” entregou ao presidente um documento de 40 páginas titulado Novo Plano de Aceleração do Crescimento, com o timbre da Casa Civil, e as diretrizes para a retomada do carro-chefe da Era Lula II. A Coluna teve acesso ao documento ( veja no site) . Não há um impacto a priori. Costa ouviu cada um dos ministros e enumerou, em linhas gerais, as prioridades que serão tomadas nas suas áreas. Um destaque para as Parcerias Público-Privadas (PPPs). O documento cita, no entanto, o papel protagonista do Estado no comando dos investimentos. A conferir como será o PAC no Lula III.

Cidadãos invisíveis 

Integrantes da Cúpula dos Povos Rio+30 – que reúne 180 organizações da sociedade civil – iniciam dia 22, em Brasília, série de reuniões com autoridades dos três Poderes sobre a situação de populações negligenciadas. Estão alarmados com o aumento da violência contra quilombolas, indígenas, camponeses, LGBTQI+ e negros. Entre várias propostas à mesa, vão citar o urgente aprimoramento do “Disque 100” para denúncias.

Viajou & aterrissou 

A promessa pessoal do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, de passagens aéreas a R$ 200 para estudantes, professores e idosos só agradou às companhias aéreas – que sonham com subsídios bilionários. Ele ganhou entre colegas o apelio de Viajante – viajou na maionese. A proposta nem decolou e já aterrissou numa gaveta do Palácio. França não diz de onde vai tirar dinheiro para isso – nem o ministro da Fazenda sabe.

Fado falido 

Dezenas de brasileiros residentes na Terra Mãe estão desesperados em Portugal  depois que a Interpol deflagrou operação que prendeu golpistas que captaram milhões de euros em promessas de ganhos com criptomoedas. Fontes da Coluna indicam que o prejuízo pode passar de 50 milhões de euros apenas para brasileiros. Muita gente perdeu tudo, e não tem dinheiro nem para voltar. O bando foi preso. Mas o dinheiro sumiu.

Desprotegidas

As Secretarias Estaduais de Segurança da Amazônia Legal – Estados da região Norte e parte do Mato Grosso – têm levantado números assustadores sobre feminicídios e outros crimes contra mulheres na região. Numa primeira constatação descobriu-se que, só em 2020, 1.398 mulheres foram assassinadas vítimas de crimes variados. Cerca de 14 milhões delas vivem na região – 7,5 milhões em municípios com registro de conflitos.

Brasil empreende

O brasileiro está empreendendo mais. Levantamento da plataforma Contabilizei, com base em dados da Receita Federal, indica que 3.951.220 novas empresas foram abertas no País em 2022. A abertura de CNPJ de Micro Empreendedores Individuais (MEI) representa 75% do total, com 2.954.409 firmas. Os segmentos mais registrados são Comércio (27,56%) e Informação e Comunicação (12,76%).

ESPLANADEIRA

# Prefeitura de Maceió lança programa "Banco da Mulher Empreendedora". # Rede de salões Walter's Coiffeur abre mais de 15 vagas no Rio para manicures, cabeleireiros e esteticistas. # Escritora Isabela Castello lança sábado livro "A Corina e o Corona", em Vitória (ES). # Dynamic Yield lança Element - apps e extensões da Mastercard integrados à Experience OS. # Orbitall Payments anuncia parceria com American Express®.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES