Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Servidores ameaçam paralisar após anúncio de reajuste pífio para 2024

Tensão se instalou depois da recente reunião da Mesa Nacional de Negociação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durou pouco a lua de mel dos servidores públicos com o Governo. A tensão se instalou depois da recente reunião da Mesa Nacional de Negociação na qual foi fixado que o reajuste de 2024 será de apenas … 1%. Categorias não descartam cruzar os braços nos próximos dias se o valor não for revisto.

Na fila

Enquanto segurados penam para ter acesso aos benefícios do INSS, o projeto (PLN 23/2023) que abre créditos especiais para a Previdência – no valor de R$ 130 milhões - entrou na fila e tramita lento no Congresso. Há mais de um mês, aguarda a indicação de relator na Comissão de Orçamentos Públicos. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), cerca de 596 mil pessoas aguardavam a realização de perícias médicas em junho deste ano. “A quantidade de médicos peritos é pequena, quando considerada, em especial, a ramificação de atendimento nas agências nos interiores do país”, afirma à Coluna o vice-presidente do IBDP, Diego Cherulli. Ele pontua ainda que “contratar mais peritos será mais eficiente que o pagamento de bônus - o qual já demonstrou reduzir a fila -, mas nem sempre de forma eficiente”.

Bate e volta

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, explicou a empresários por que de sua agenda intensa em Brasília - teve casos de fazer bate e volta de Teresina para Brasília duas vezes no mesmo dia - por causa da reforma tributária: "Fui secretário de Fazenda por oito anos (gestão de Wellington Dias) e presidente do Confaz. Um assim virar governador não é comum".

Vereza X cordelista

Os desembargadores da 18ª Câmara de Direito Privado, do TJRJ, negaram o pedido de indenização feito pelo ator Carlos Vereza em processo movido contra o cordelista Edmilson Santini. Em discussão política, via Facebook, Santini chamou Vereza de “Carlos Mererda”. Para os desembargadores, o comentário “não teve o condão de atingir a imagem de figura pública do autor”.

Defesa Lilás

O União Brasil lançou um projeto nacional que integra toda estrutura partidária no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate da violência contra a mulher. Batizada de Defesa Lilás, a iniciativa já tem 21 eventos confirmados pelo país. A bancada do partido conta atualmente com oito deputadas federais.

Preferencial

A ATGás (Associação das Transportadoras de Gás) esclarece que anunciou em evento no Rio que vai submeter à ANP proposta de tarifa preferencial, que reduz o custo fixo das térmicas conectadas ao Sistema de Transporte de Gás Natural. A proposta já foi apresentada em caráter preliminar à Abraget (Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas).

ESPLANADEIRA

# O Impostômetro instalado na sede da ACSP atingiu nesta quarta-feira (30) a marca de R$ 2 trilhões em impostos. # # Projeto da AeC capacita mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em MG. # Dados da CNM indicam que 51% dos municípios brasileiros fecham o primeiro semestre com contas no vermelho. # Bliks lança ferramenta de medição de impacto para áreas de ESG, institutos e ONGs. # Relatório do IBGE indica que o setor de serviços teve crescimento de 8,3% em 2022, maior taxa desde 2011. # MapBiomas divulga retrato atualizado do território brasileiro hoje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES