Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Veja qual partido tenta renascer das cinzas como alternativa para 2024

PSDB decidiu que vai ter candidato próprio em todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil eleitores.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Expulsos por corrupção

Levantamento feito pela Coluna, com base em dados da Controladoria-Geral da União (CGU), mostra que, nos últimos cinco anos, mais de mil servidores foram expulsos por corrupção no Poder Executivo. Os dados chamam a atenção para o Ministério da Previdência, que nesse período teve cerca de 232 exonerações por corrupção - quase todas no INSS. Por outro lado, o Ministério de Minas e Energia teve apenas uma exoneração nesse mesmo período - na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Até outubro deste ano, 188 sanções foram aplicadas por corrupção. Alguns dos motivos citados nos processos disciplinares são: irregularidade definida em normativas ou regulamentos, favorecimento próprio ou de terceiros, desproporção entre patrimônio e renda e concessão irregular de benefícios, licenças ou autorizações.

Cinzas no ninho

Depois de quase desaparecer politicamente nos últimos anos, o PSDB tenta renascer das cinzas para se colocar como alternativa de centro, na polarizada política brasileira. Modernizou a marca, com o tucano azul e amarelo e decidiu que vai ter candidato próprio em todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil eleitores. Em 2016, o partido elegeu 799 prefeitos. Em 2020, foram 520.

CPI x ICMBio

Chegaram aos parlamentares da CPI das ONGs denúncias de moradores do Acre contra agentes do ICMBio. Além de ameaça de morte e violência física, as acusações incluem suposta destruição de uma ponte e o impedimento de construção de uma escola. O presidente da comissão, senador Plínio Valério (PMDB-AM), vai protocolar no MP representação contra funcionários do órgão.

Problemas

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que educação, saúde, transporte e segurança são os principais problemas do Brasil na opinião de 45% da população. O mercado de trabalho é segundo fator de preocupação dos brasileiros, com

28%, seguido da pobreza e da desigualdade social, lembrado por 23%. Com menos de 5% das citações estão: economia, corrupção e crédito.

Jogo de cintura

Operado do quadril, o presidente Lula vai ter que melhorar o jogo de cintura político. O Centrão mantém o Governo nas cordas com Marco Temporal, Reforma Tributária e Reforma Administrativa. Sobre esta última, a turma do “estado mínimo” não gostou nenhum pouco da afirmação da ministra Ester Dweck, de que o Congresso quer “punir os servidores públicos”.

Nota máxima

O governador Jerônimo Rodrigues vem colecionando lugares de destaque nacional em estatísticas que comparam a Bahia com outros Estados do País. Além de já estar consolidado entre os líderes nacionais em volume de investimentos, ficando atrás somente de São Paulo, o Estado recebeu recentemente a nota máxima do Tesouro Nacional na avaliação da contas públicas e capacidade de pagamento.

ESPLANADEIRA

# Pesquisa da DocuSign e Sebrae aponta que 53% dos empreendedores não sabem como começar uma transformação digital. # BPP reúne representantes do Governo e especialistas em evento sobre transição energética, amanhã (25). # Pesquisa da Ipsos mostra que 64% dos brasileiros afirmam que professores não são bem remunerados. # 'Marca território' Café da Região de Campos Altos será lançada nesta quarta-feira (25/10). # Ministério das Comunicações e Correios lançam selo institucional de 50 anos do surgimento do hip-hop no mundo . # Governo Federal lança hoje (24) o Programa Saúde com Ciência, estratégia em defesa da vacinação e de combate à desinformação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES