Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

19 anos da morte de Evandro Lins e Silva: O ícone da democracia e liberdade

O piauiense foi um dos maiores juristas do país e inspira várias gerações até os dias atuais. Lins e Silva lutou contra a ditadura.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Célebre jurista, um brasileiro notável, Evandro Lins e Silva até os dias atuais, com o seu legado, norteia milhares de advogados Brasil afora, deixando uma marca irrepreensível de defesa à democracia, à liberdade. 

Piauiense, natural de Parnaíba, ocupou postos-chave na República, que lhes conferiram uma notoriedade nunca antes vista, construindo um trabalho calcado na honra, honestidade e firmeza. Hoje, 17 de dezembro, completa dezenove anos da morte de Evandro Lins e Silva, no entanto, sua trajetória de sucesso e conduta ilibada se mantém viva na memória dos brasileiros. Ele, sem dúvidas, foi um dos maiores advogados do Brasil. 

Procurador-geral da República, ministro-chefe da Casa Civil, ministro das Relações Exteriores e ministro do Supremo Tribunal Federal, as pontes que construiu ao longo da sua carreira trouxeram notoriedade ao Piauí, terra enaltecida por ele e motivo de um orgulho latente

Evandro Lins e Silva marcou gerações (Foto: Leandro Aversa/Agência O Globo)

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o classificou como um 'herói do povo' do nosso Estado, e que inspirou e inspira muitas gerações. 

"O jurista Evandro Lins e Silva é na verdade, um herói piauiense, um herói pela defesa que ele sustentou com muita coragem da democracia, da Constituição Federal, em momentos duros da história do nosso país, ele que tinha o pai como um juiz e vivendo em diversas regiões do país, nasceu ali na Parnaíba, do outro lado do rio Igarassu, ali sempre teve a partir desse momento, sempre fez questão de dizer das suas origens, portanto, uma pessoa que marcou profundamente, e inspirou várias gerações e inspira até hoje, pontanto, um orgulho do povo do Piauí". 

O sentimento é compartilhado com o atual presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto

"Evandro Lins e Silva, um dos maiores juristas de todos os tempos, foi um Advogado de Escol, referência brasileira! A Democracia e o Direito à liberdade tiveram em Evandro um grande defensor", pontua. 

Evandro Lins e Silva foi um dos opositores da ditadura

A atuação de Lins e Silva rompeu barreiras, elevando-o, inclusive, ao posto de correspondente da ONU no Brasil para matéria penal e penitenciária. Em 1999, foi eleito o 'criminalista do século'. 

Sua atuação como criminalista foi vital na defesa de presos políticos durante a ditadura militar. Numa luta incessante, foi um dos maiores opositores desse período tão sombrio da história brasieira. "A ditadura militar teve em sua pessoa um dos opositores mais aguerridos. Os compromissos com os valores da liberdade compeliam-no ao debate forense, colocando sempre ao seu serviço o gládio de sua palavra. No dizer de Wilson Carvalho, no perfil fixado no seu Dicionário Enciclopédico Piauiense Ilustrado, era ele o Advogado dos oprimidos, dos perseguidos e dos acusados por crimes políticos. Tal posição foi por ele assumida no interesse de fortalecer os laços da cidadania, defender os postulados do Estado Democrático de Direito e dos princípios da dignidade da pessoa humana, que são o alicerce da Liberdade e da Igualdade", descreveu Celso Barros no artigo 'Evandro Lins e Silva - Democrata'.  

Nas contribuições no meio acadêmico, há de se ressaltar ainda sua atuação em inúmeros trabalhos de Direito Penal e Processual Penal, entre outros sobre Legítima Defesa, Culpa Penal, Crimes Políticos, A Liberdade Provisória no Processo Penal, Pena de Morte, Privatização das prisões, publicados em revistas técnicas, jornais e memoriais, além de pareceres e inúmeros arrazoados forenses. No âmbito político, o jurista foi um dos fundadores do PSB

Evandro Lins e Silva foi homenageado até mesmo pelo Papa Paulo VI, sendo agraciado pela Equitem Ordinis Piani, no Vaticano. Ou seja, sua retidão e caráter fazem falta, mas sua memória continua viva, deixando inúmeras contribuições e muita saudade.

francyteixeira@meionorte.com 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES