Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Amostragem divulga pesquisa com intenção de voto para presidente no Piauí

Ao menos no Estado há uma 'fuga' da polarização, com o ex-presidente Lula disparado nas intenções; e Bolsonaro e Ciro em um cenário de empate técnico.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa do Instituto Amostragem, realizada entre os dias 04 e 07 de setembro com 1.138 eleitores em 49 municípios do Piauí, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disparado em primeiro lugar nas intenções de voto para a Presidência da República no Estado. No levantamento estimulado, ou seja, quando é apresentado ao entrevistado o disco com os nomes dos possíveis pré-candidatos, Lula aparece com 64,67%; na segunda colocação está o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), que foi mencionado por apenas 11,6% dos eleitores entrevistados. 

Lula, Bolsonaro e Ciro são os destaques da pesquisa (Foto: Montagem MN)

O cenário em âmbito estadual mostra o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, tecnicamente empatado com Bolsonaro, considerando a margem de erro de 2,85% para mais ou para menos, sendo citado por 8,08% dos entrevistados pelo Amostragem. Outros nomes que surgem como uma opção para a denominada 'terceira via' também não emplacaram no Piauí até o momento, são eles: o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido), com 3,95%; o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), 2,2% e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Democratas), com 1,76% das intenções de votos. O apresentador Luiz Datena (PSL) aparece com1,58% das intenções de votos. 

Lula aparece em primeiro na pesquisa Amostragem (Foto: Reprodução)

A pesquisa do Instituto Amostragem evidencia ainda uma baixa concentração de entrevistados que não optariam por nenhum dos nomes prospectados para a disputa, isto porque apenas 1,76% não souberam ou não opinaram; 1,05% apontaram que votariam em branco ou nulo, e 3,6% declararam que não vão votar em nenhum.  

Os números constatam o forte capital político do petista no Piauí, que comandou o país entre os anos de 2002 e 2010, obtendo votações históricas no Estado ao longo das disputas presidenciais. Ao menos no Estado há uma 'fuga' da polarização, com o ex-presidente disparado nas intenções; e Bolsonaro e Ciro em um cenário de empate técnico. 

VOTOS VÁLIDOS - Nos votos válidos, ou seja, quando são desconsideradas as respostas em branco/nulo e aqueles entrevistados que preferiram não opinar, Lula alcança o índice de 68,91% das intenções; seguido por Jair Bolsonaro (sem partido), que foi mencionado por 12,36% dos entrevistados; empatado tecnicamente com o atual presidente, o ex-ministro Ciro Gomes aparece com 8,61% das intenções de votos válidos. 

Ciro e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados (Foto: Reprodução)

O ex-juiz Sérgio Moro, que teve a suspeição confirmada pelo STF nos julgamentos contra Lula , tem somente 4,21%. Na sequência aparece o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 2,34% e o ex-ministro da Saúde, Luiz Hernrique Mandetta (DEM) com 1,87% das intenções de votos válidos. O apresentador Datena (PSL) tem 1,69%. 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES