Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Aneel libera instalação de novas unidades eólicas e solares no Piauí

De acordo com os dados fornecidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí já possui 158 usinas de geração de energia instaladas, com uma capacidade total de 5.463 MW de potência.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem impulsionado a expansão da capacidade de geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis no estado do Piauí. Recentemente, Ludimila Lima da Silva, superintendente da Aneel, publicou três portarias autorizando a instalação de novas unidades eólicas e solares nas cidades de Dom Inocêncio e Parnaguá.

Em Dom Inocêncio, foi liberada a operação em teste da Usina Eólica Ventos de São Roque 19, com uma unidade geradora de 5.700 kW. Em Parnaguá, a autorização foi para a implantação e exploração das Usinas Fotovoltaicas Riacho da Serra 10 e 09, ambas com 45.836 kW de Potência Instalada e 44.739 kW de Potência Líquida, cada uma. Essas iniciativas marcam um avanço significativo na produção de energia limpa no estado.

Piauí se destaca na energia eólica (Foto: Francisco Leal/Governo do Piauí)

De acordo com os dados fornecidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí já possui 158 usinas de geração de energia instaladas, com uma capacidade total de 5.463 MW de potência. A energia eólica lidera a matriz energética do estado, representando 68% da capacidade instalada, seguida pela energia solar fotovoltaica com 27%. A energia hidráulica e térmica contribuem com 4% e 1%, respectivamente.

Essa composição da matriz energética do Piauí contrasta com a média nacional, onde a predominância é da energia hidráulica com 59% da capacidade instalada, seguida pela térmica com 22%. A energia eólica representa 14% e a solar fotovoltaica apenas 5%. Dessa forma, o Piauí se destaca nacionalmente na priorização de fontes limpas e renováveis de energia.

Os dados divulgados pela Aneel informam que o Brasil fechou o primeiro semestre de 2023 com um acréscimo de 5,1 gigawatts (GW) na capacidade instalada de geração de energia elétrica. Isso representa quase metade da meta de crescimento estabelecida para o ano, que é de 10,3 GW. Esse avanço é vital para a sustentabilidade e o suprimento energético do país, contribuindo para a redução do impacto ambiental e a promoção de um futuro mais limpo e sustentável. O Piauí, com suas recentes iniciativas em energia renovável, se coloca na vanguarda desse movimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES