Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Auren Energia inaugura parque híbrido de energia no Piauí

Situada em Curral Novo (PI), a usina denominada Sol do Piauí integra as fontes de energia solar e eólica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Auren Energia celebrou a inauguração pioneira do primeiro parque híbrido fotovoltaico aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Brasil. Situada em Curral Novo (PI), a usina denominada Sol do Piauí integra as fontes de energia solar e eólica, constituindo uma inovadora contribuição para a geração de energia renovável e proporcionando melhorias significativas ao sistema elétrico nacional. A capacidade inicial da usina Sol do Piauí é de 48,1 MW, compreendendo 112.080 módulos fotovoltaicos. Estrategicamente, a usina foi instalada em uma área adjacente ao parque eólico preexistente Ventos do Piauí I, compartilhando sua subestação de transmissão

Com um aporte financeiro totalizando R$ 255 milhões, as deliberações acerca da regulamentação desse conceito inovador tiveram início em 2019. A Auren Energia enfatizou ter conduzido diversas análises e estudos para a implementação do projeto Sol do Piauí, os quais foram compartilhados com a Aneel. Estes estudos foram cruciais para a criação das normativas que regem essa nova modalidade de geração de energia, demonstrando, assim, a viabilidade e o potencial do empreendimento.

Leia Mais

Auren Energia vem fortalecendo investimentos (Foto: Auren Energia)Segundo a Auren Energia, a abordagem híbrida permite a utilização eficiente da capacidade ociosa da rede de transmissão de energia ao longo do dia. Esse aproveitamento é possível devido à predominância da produção eólica durante o período noturno, influenciada pelas características do vento na região. Tal estratégia resulta em uma redução dos investimentos necessários para a operação e manutenção do sistema a longo prazo, representando um avanço significativo na eficiência e sustentabilidade do setor energético.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES