Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Covid-19: Dias é a favor do uso do estoque de imunizantes na 1ª dose

O governador piauiense estima vacinar 10% da população até o fim do mês

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a orientação do Ministério da Saúde que os Estados utilizem todos os imunizantes encaminhados no final de semana para a aplicação da primeira dose, o governador Wellington Dias (PT) se mostrou favorável a iniciativa, projetando uma aceleração a campanha de vacinação, de modo que atinja 10% da população, passando para 25% em abril. 

"O PNI coloca que toda vacina deve ser distribuída seguindo uma regra,queremos ver se em março chegamos a 10% da população vacinada e em abril com 25%, para seguir de forma ordenada é importante que toda vacina seja centralizada no Ministério da Saúde, dialogamos no Nordeste e o ministro concordou,é algo parecido com o que ocorreu no Butantan", disse em entrevista à Rádio Bandeirantes. 

Governador estima vacinar 10% da população até o fim do mês (Foto: Ascom)

O governador explicou que o uso da reserva da vacina Oxford/Astrazeneca é facilitado pela janela de aplicação da segunda dose, o que não ocorre no caso da Coronavac, em que o período é de apenas 28 dias. Porém, com a regularidade na entrega tanto por parte da Fiocruz quanto do Butantan, o movimento é possível. 

"Tá correta a posição do ministro em relação a esta remessa entrega nessa semana, que são 5 milhões de doses da Astrazeneca, que é uma vacina que tem uma janela de 120 dias, no caso da coronavac temos uma janela de 28 dias, se temos a necessidade da vacinação e há a necessidade de uma regularidade de entrega, então quanto mais vacina aplicada, mais pessoas imunizadas, dentro dessas perspectivas o que estamos fazendo é ao invés de reservar para 4 semanas, reservar para 3 semanas". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES