Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputados do Brasil querem garantir proteção em lei após caso no Equador

O projeto visa assegurar o uso de recursos dos Fundos Eleitoral e Partidário para cobrir despesas com a segurança pessoal de candidatos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante dos recentes acontecimentos trágicos, como a execução do candidato a presidente Fernando Villavicencio no Equador, deputados federais no Brasil estão buscando maneiras de reforçar a segurança dos candidatos durante o período eleitoral. Nesse contexto, a deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) protocolou um projeto de lei que propõe alterações na Lei das Eleições e na Lei dos Partidos Políticos, visando autorizar o uso de recursos dos Fundos Eleitoral e Partidário para cobrir despesas com a segurança pessoal de candidatos.

O projeto de lei, apresentado nesta quinta-feira, 10 de junho, visa a inclusão do inciso XVIII ao artigo 26 da Lei nº 9.504, de 1997 (Lei das Eleições), permitindo explicitamente que as despesas relativas à segurança pessoal de candidatos durante o período de campanha eleitoral sejam pagas com recursos próprios da campanha, do Fundo Partidário ou do Fundo Especial para o Financiamento de Campanhas (FEFC).

A proposta também contempla a inclusão de um inciso XII ao artigo 44 da Lei nº 9.096, de 1995 (Lei dos Partidos Políticos), permitindo a contratação de serviços de segurança pessoal de pré-candidatos durante o ano eleitoral.

Iza Arruda é a autora da proposta, subscrita por outras parlamentares (Foto: Vinícius Loures/Agência Câmara)

A justificação do projeto ressalta a crescente incidência de casos de violência política na sociedade, especialmente contra grupos minorizados. O texto destaca a inaceitabilidade da violência política em uma democracia, independentemente das posições político-ideológicas dos candidatos.

A proposta pretende estabelecer um marco legal que reconheça a segurança dos candidatos como uma questão fundamental durante o período eleitoral. Ao permitir o uso de recursos públicos para garantir a segurança de candidatos em situações de risco comprovado, o projeto visa garantir um ambiente mais seguro para a disputa democrática.

Além de Iza Arruda, a iniciativa conta com o apoio de outras deputadas, como Maria do Rosário (PT/RS), Elcione Barbalho (MDB/PA), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Camila Jara (PT/MS), Renata Abreu (PODE/SP) e Maria Arraes (SOLIDARI/PE), reforçando a importância do tema e a necessidade de adoção de medidas eficazes para garantir a integridade dos candidatos durante as eleições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES