Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Dias anuncia a celebração de contrato para 39 mi de doses nesta sexta

Em reunião com o ministro Eduardo Pazuello, ficou acertada a participação da União no contrato com o Fundo Russo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sabatina no 'Giro Nordeste', da TVE Bahia, o governador piauiense Wellington Dias (PT), que lidera o Consórcio NE, reafirmou o contrato com o Fundo Russo para a aquisição de 39 milhões de doses da Sputnik V até agosto. A celebração deverá ocorrer nesta sexta-feira (12), contando com a colaboração do Ministério da Saúde, em reunião com o líder da pasta Eduardo Pazuello, o petista pontuou que ficou acertada a entrega das doses diretamente à União para que sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, serão 26 milhões de doses até julho, e mais 13 milhões em agosto.

"Chegamos ao momento de celebração de contrato, temos a postura da vacinação ser feita na regra do Plano Estratégico de Vacinação, celebramos um entendimento, são 39 milhões de doses até agosto, com entregas já para março, totalizando até julho 26 milhões. Acertamos que o Ministério da Saúde vai estar reunido amanhã com os nossos procuradores para celebrar o contrato", disse.

A reunião com Pazuello ainda objetivou tratar da aprovação do uso emergencial da vacina russa, assim, será feito um esforço concentrado para acelerar o processo. "Acertamos procedimentos para agilizar as condições de uso da vacina Sputnik", afirmou.

Dias anuncia celebração de contrato para 39 mi de doses nesta sexta  (Foto: Reprodução)"Se não assinar,nós assinamos", diz

Questionado sobre a chegada das vacinas e o atraso na entrega dos imunizantes com contratos celebrados, Dias ponderou que não é simples, mas que os líderes estaduais resolveram parar de ficar 'somente cobrando' e tomaram iniciativa, levando as opções de vacina ao Governo e caso não houvesse a concretização dos contratos, os Estados celebrariam. "Não está sendo fácil, paramos de ficar só cobrando, tomamos iniciativa. Colocamos na mesa, assina? Não assina. Se não assinar, nós assinamos".

O governador ainda apontou que já estão acertando um contrato com a chinesa Sinopharm. Além disso, ele reverberou o acordo para a importação de 9 milhões de doses da Coréia do Sul. "Fizemos uma reunião com os países e vai ser entregue agora dia 22, 3 milhões de doses, com mais três milhões em abril e mais três milhões em maio".

Expectativa é vacinar 25% da população até o fim de abril

Com o entendimento de que apenas com a vacinação será possível sair da crise sanitária, o governador Wellington Dias (PT) fez uma projeção para o andamento da imunização no país.

De acordo com o líder estadual, a expectativa é que em abril 25% da população já tenha sido vacinada. "Vamos finalizar o mês de março vacinando 12% da população. A ideia é de poder chegar a abril vacinando mais ou menos 23 a 25 milhões de pessoas, completando a vacinação em 25% da população. Não é fácil, mas hoje estou mais animado do que 30 dias atrás", apontou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES