Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Dias quer antecipação na transferência de tecnologia pela Astrazeneca

O governador, que coordena a temática vacina no Fórum dos líderes estaduais, pede que o Governo Federal participe das estratégias de contenção da transmissibilidade

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os entraves na imunização em todo o país seguem preocupando o governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, assim, com o objetivo de dar celeridade ao processo, o líder piauiense defendeu na segunda-feira (15) que a Oxford/Astrazeneca antecipe o compartilhamento para a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para o Brasil, possibilitando que em maio a produção na Fundação Oswaldo Cruz já esteja em plena capacidade. 

"Não tem alternativa, há necessidade de medidas preventivas, o isolamento social, e precisamos de coordenação nacional. Ao mesmo tempo precisamos de mais e variadas vacinas. Se o Brasil é o centro da pandemia, o país que coloca em risco o mundo. Precisamos acompanhar o cronograma, agora não tivemos o cumprimento da Oxford/Astrazeneca de 15 milhões de IFA, precisamos que ela antecipe a transferência de IFA para maio". 

Dias quer antecipação na transferência de tecnologia pela Astrazeneca (Foto: Ascom)

O governador, que coordena a temática vacina no Fórum dos líderes estaduais, pede que o Governo Federal participe das estratégias de contenção da transmissibilidade, de modo que sem o Poder Central, o controle fica difícil. "Outro eixo éo próprio apoio da área da saúde, o Governo encaminhou um orçamento com R$ 43 bilhões a menos para a saúde, num momento delicado que estamos, destaco ainda o apoio às medidas sociais, fecha bares, restaurantes, artistas, mas precisa de apoio. Um ponto importante é a questão do emprego, estamos defendendo que o auxílio desemprego seja utilizado para evitar o desemprego. Por último temos condições de agora em abril vacinar todo o grupo de risco", frisou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES