Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Eleitores de município do Piauí vão às urnas para escolher novo prefeito

Após a cassação do prefeito Bira, o município de São Lourenço do Piauí realiza pleito suplementar neste domingo, 06 de agosto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eleitores de São Lourenço do Piauí (PI) se dirigirão às urnas neste domingo, 6 de agosto, para escolher os novos prefeitos e vice-prefeitos do município. As votações ocorrerão das 8h às 17h, e a apuração dos votos será realizada imediatamente após o encerramento. Os eleitos assumirão o mandato até dezembro de 2024.

A disputa na nova eleição será entre duas coligações. A coligação "São Lourenço em Boas Mãos", formada pelos partidos PSD e PP, apresenta o candidato a prefeito Dr. Thiago (PSD). Enquanto isso, a coligação "Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil", composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, tem Mundola (PT) como candidato ao posto máximo do Executivo.

Eleitores de São Lourenço do Piauí escolhem novo prefeito (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)Para a eleição, serão utilizadas 16 urnas eletrônicas de votação e outras 8 de contingência, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para garantir o processo eleitoral.

As Cerimônias Públicas de Geração de Mídias e de Carga, Lacre e Auditoria foram transmitidas ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube, com a presença do Juiz Eleitoral Substituto da 13ª ZE, Carlos Alberto Bezerra Chagas, e da Promotora Eleitoral Gabriela Almeida de Santana, além de representantes dos partidos políticos, coligações, federações, advogados e a população em geral.

A eleição suplementar envolverá 4.948 eleitores distribuídos em nove locais de votação, sendo cinco na área urbana e quatro na Zona Rural, com 16 seções eleitorais, incluindo quatro seções agregadas.

A Eleição Suplementar em São Lourenço do Piauí foi convocada em decorrência de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, após julgamento de agravos em recursos especiais, determinou a cassação dos diplomas do prefeito e do vice eleitos em novembro do ano anterior, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e por impugnação de mandato eletivo (AIME), além da aplicação de multa.

Com base na decisão do TSE, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Piauí assumiu o Executivo Municipal até a posse dos novos mandatários eleitos em 6 de agosto de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES