Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Em dois anos, 37 mil piauienses deixam de depender exclusivamente do SUS

Essa mudança de cenário tem sido observada em diversos estados do país e evidencia a busca por uma assistência médica personalizada.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Um levantamento realizado pelo MeioNorte com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelou uma tendência marcante nos últimos dois anos: mais de 37 mil piauienses optaram por não depender exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e passaram a contar com planos de saúde privados. Essa mudança de cenário tem sido observada em diversos estados do país e evidencia a busca por uma assistência médica personalizada.

Em julho de 2021 eram registrados 356.287 beneficiários de planos de saúde no Piauí. No mesmo mês de 2023, esse número aumentou para 393.643. Isso significa que, em um intervalo de dois anos, 37.356 pessoas aderiram aos planos de assistência médica privada. Essa tendência, que vem sendo observada em âmbito nacional, reflete o desejo dos cidadãos por um acesso mais ágil e abrangente aos serviços de saúde.

Beneficiários de planos de saúde avançam no Piauí (Foto: Marcello Casal Jr)Os números atualizados pela ANS mostram que tanto os planos de assistência médica quanto os planos exclusivamente odontológicos continuam a crescer de forma constante. O setor de planos de assistência médica totalizou 50.763.871 usuários em junho de 2023, enquanto os planos odontológicos alcançaram 31.327.685 usuários.

É importante ressaltar que os números fornecidos pela ANS podem passar por revisões mensais realizadas pelas operadoras, o que pode influenciar os dados retroativamente. A crescente adesão aos planos de saúde, no entanto, indica que os brasileiros estão buscando opções diversificadas e mais completas para cuidar da saúde, e isso provavelmente continuará a impactar o cenário da assistência médica nos próximos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES