Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Emoção marca aniversário de 58 anos do ex-prefeito Firmino Filho

Viúva Lucy Soares disse que tem buscado força nos ensinamentos deixados pelo ex-gestor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino Filho se fez inesquecível! Sua presença é sentida em cada canto da cidade, em cada lembrança, no choro contido da população; ontem, 16 de dezembro, o ex-gestor completaria 58 anos, e obviamente, a data não passou em branco e foi repleta de homenagens, evidenciando a saudade, mas ao mesmo tempo deixando a certeza que o elo construído com os teresinenses perpetuará pela eternidade. 

Uma celebração alusiva ao aniversário do ex-prefeito ocorreu no bairro Poti Velho, contando com a presença de amigos e familiares; a viúva Lucy Soares, os filhos Bárbara, Bruno e Cristina marcaram presença. 

Emocionada, Lucy descreveu o medo que sentiu com a partida de Firmino, pontuando que encontrou nas mensagens deixadas pelo marido a força para seguir em frente. Ciente que a dor perdurará, a deputada estadual se agarra nas mensagens e lições do ex-gestor para se reerguer

Ex-prefeito em comemoração antiga do seu aniversário (Foto: Reprodução)

"Quando ele se foi, foi o medo que tomou conta de mim, eu tive medo de seguir em frente, hoje não tenho medo mais. Estamos para relembrar a vida, e o legado que o Firmino nos deixou. Hoje não terá mais corte de bolo, que fazia parte da tradição, todo dia 16 nós fazíamos o corte do bolo, era os dois dias que ele se sentia mais feliz: no aniversário de Teresina e no seu; a dor que nossa família sente é uma dor insubstituível, que vai nos acompanhar por toda vida, mas as lições e ensinamentos vão se manter nos nossos corações, e são essas lições e ensinamentos que nos fazem seguir e toda vez que estou nos piores momentos lembro das palavras dele: 'você é forte', nos meus momentos de fraqueza ele estava lá", disse. 

Amigo, solidário, afetuoso, esses foram alguns adjetivos elencados pelo ex-secretário Kleber Montezuma ao ex-prefeito de Teresina. Ao celebrar o aniversário de Firmino, agradeceu ao privilégio de ter o conhecido. "O espírito solidário, o respeito para com as pessoas e, sobretudo, o afeto para com as crianças foram marcas de Firmino ser humano. Em vida, Firmino completaria 58 anos. O que faço? Celebro o privilégio de ter sido amigo de Firmino", frisou.

Em homenagem ao pai, Bárbara Soares fez uma declaração de amor sensível e emocionante. Ao relembrar os momentos juntos, conduz sua mensagem para um desejo: de devolver o beijo na testa que recebia. O relato evidencia que mesmo com todas as atribuições no comando da capital, Firmino transmitia o afeto, o carinho e a dedicação à família, mesmo com os gestos mais simples. 

"Pai, quantos aniversários comemoramos juntos. Meus, seus, da nossa família. Nem sempre você tinha tempo para festa. Mas sempre ganhávamos um beijo na cabeça e um eu te amo seu. Era suficiente. E nunca foi tão significativo como agora.Hoje, eu queria poder te devolver o beijo. E como não posso, digo mais uma vez que te amo. E o amor nunca acaba".

Amor pelo Piauí e apreço pelo povo

 Ex-prefeito faria 58 anos na quinta (16) (Foto: Reprodução)

Amigo de longa data de Firmino, o ex-secretário de Planejamento e cientista político, Washington Bonfim detalhou a ligação com o gestor, creditando à ele uma importância imensurável na sua vida pessoal e profissional. A integridade, o amor pelo Piauí e o apreço pelo povo são características elencadas no seu depoimento

"Pra mim falar de Firmino, é falar de gratidão, foi uma pessoa pessoalmente muito importante na minha vida, profissionalmente muito importante, eu aprendi muito com ele, me deu muita oportunidade e eu creio que para cidade, para o Estado do Piauí é uma perda grande, era um político focado, trabalhador, sério e que tinha um apreço muito grande pela sua terra, e mais do que isso tinha um apreço muito grande pela novidade, por aquilo que era novo, ele pensava sempre sobre o futuro e queria sempre colocar sua terra, sua gente no melhor lugar possível, isso faz muita falta e vai continuar fazendo falta durante muito tempo, eu tenho essa dívida, essa gratidão", afirmou. 

O ex-prefeito Sílvio Mendes classificou Firmino como um gestor brilhante e de uma inteligência privilegiada, lamentando não ter tido a oportunidade de concretizar a pescaria e a conversa que haviam combinado. 

Além dos familiares e amigos, o aniversário do ex-gestor foi lembrado pelos teresinenses, consolidando sua ligação com o povo a qual se dedicou durante toda a vida pública, estando sim, presente! Hoje e sempre. 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES