Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Esperança Garcia, 1ª advogada do Piauí, será homenageada no Carnaval do Rio

O enredo da Em Cima da Hora, que desfilará no sábado, 18 de fevereiro, na Sapucaí, fará uma homenagem a mulher negra que denunciou os horrores que os escravos sofriam.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí será destaque na Marquês de Sapucaí no Carnaval do próximo ano, através da história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada, reconhecida como a primeira advogada do Estado. 

Com o enredo “Esperança, presente”, a tradicional escola de samba “Em Cima da Hora”, do bairro de Cavalcanti,  subúrbio carioca, buscará o acesso ao Grupo Especial. 

O enredo narrará toda a representatividade de Esperança Garcia, que em 1770, escreveu uma petição ao governador da Capitania do Piauí em que denunciava as situações de violências pelas quais, seus filhos e suas companheiras passavam e pedia providências. Dia 06 de setembro, data de escrita da carta, foi instituído o Dia Estadual da Consciência Negra, no Piauí, em 1999. Em 2017 ela foi reconhecida como a primeira advogada do Estado.

Logo do enredo da Em Cima da Hora em homenagem a Esperança Garcia 

A Em Cima da Hora é a quarta escola a desfilar no sábado, 18 de fevereiro. O enredo será desenvolvido pelos carnavalescos Marco Antonio Falleiros e Carlos Eduardo.

Esperança agoniza, mas não morre, brada! Ergue a cabeça, Esperança, e escreve! E ela escreveu para lutar pelos seus! Escreve, Esperança, tu que és verbo vivo da justiça de Xangô!”, escreveu a agremiação à comunidade. 

No ano passado, o Conselho Estadual de Cultura do Piauí promoveu o concurso "Um Rosto para Esperança Garcia", de modo a dar ainda mais visibilidade para a importância que ela teve e ainda tem através da sua representatividade. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES