Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Ex-secretário de Bolsonaro se torna persona non grata no Piauí; entenda!

A decisão unânime foi motivada pelo bloqueio de recursos de emenda parlamentar para a compra de equipamentos destinados ao tratamento de câncer no Hospital Universitário.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (17), os deputados aprovaram um requerimento apresentado por Henrique Pires (MDB) para declarar como persona non grata o ex-secretário executivo da Casa Civil, Jonathas Assunção. A decisão unânime foi motivada pelo bloqueio de recursos de emenda parlamentar para a compra de equipamentos destinados ao tratamento de câncer no Hospital Universitário.

O caso em questão ganhou grande notoriedade em todo o Brasil e diz respeito à retenção dos recursos que deveriam ser direcionados por meio de uma emenda do senador Marcelo Castro para melhorar o sistema de combate ao câncer no Hospital Universitário (HU). No Piauí, atualmente, apenas o Hospital São Marcos atua no tratamento de combate ao câncer. A ação deliberada de bloquear essa emenda prejudicou o estado, afetando diretamente uma área sensível, o combate ao câncer, e resultando na perda desse recurso.

Ex-secretário Jonathan Assunção (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)O líder da bancada do Governo, deputado Fábio Novo (PT), destacou a gravidade da situação e salientou que a ação deliberada de barrar a emenda do senador prejudicou seriamente o estado, especialmente a área sensível de combate ao câncer. O relatório favorável ao requerimento foi apresentado pelo líder da bancada do PT, Hélio Isaías, e contou com o apoio de B. Sá (Progressistas), Francisco Limma (PT), Fábio Novo (PT) e Ziza Carvalho (MDB).

Embora o deputado Ziza Carvalho (MDB) tenha expressado desconforto ao declarar alguém como persona non grata, ele ressaltou a relevância do motivo no caso em questão. Para ele, essa ação pode servir como um corretivo para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro. O requerimento agora aguarda votação no Plenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES