Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Exame toxicológico poderá passar a ser exigido para deputados em geral

A iniciativa legislativa busca assegurar a realização periódica de exames toxicológicos para os parlamentares em exercício de mandato, abrangendo os âmbitos federal, estadual e municipal.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 14 de agosto, o deputado federal José Medeiros (PL-MT) apresentou um projeto que visa estabelecer a obrigatoriedade de submissão a exame toxicológico para os membros do Poder Legislativo da União, Estados e Municípios.

A iniciativa legislativa busca assegurar a realização periódica de exames toxicológicos para os parlamentares em exercício de mandato, abrangendo os âmbitos federal, estadual e municipal. Conforme a proposta, os legisladores deverão passar por exames a cada 6 meses durante o período em que estiverem atuando, a partir do início da legislatura.

O deputado federal José Medeiros apresentou o projeto de lei (Foto: Agência Câmara)De acordo com a matéria do parlamentar alinhado ao bolsonarismo, o objetivo dos exames é detectar o consumo de drogas ilícitas, definidas conforme a legislação em vigor, com uma janela de detecção mínima de 90 dias. Em caso de resultado positivo ou recusa injustificada, o exercício do mandato será suspenso temporariamente por um período de seis meses, decretado pela Mesa da respectiva Casa legislativa. O parlamentar terá a opção de solicitar até duas contraprovas, por meio de novos exames, a serem realizados nos 30 dias subsequentes.

Se ocorrer impedimento justificado para a realização do exame na data prevista, a Mesa da Casa legislativa poderá autorizar um adiamento de até 60 dias, mediante um requerimento fundamentado do interessado. Caso o impedimento seja de natureza médica, a confirmação deve ser feita por uma junta médica composta por três profissionais de saúde designados pela Mesa.

O projeto também prevê penalidades para membros que tentarem evitar o exame por meios fraudulentos, incluindo a suspensão temporária e sanções conforme as leis e regulamentos aplicáveis.

A proposta segue para tramitação na Casa Legislativa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES