Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Gilmar Mendes solicita informações sobre restrições no Piauí

O pedido é um desdobramento da ação impetrada pelo PTB Nacional contra o lockdown parcial e toque de recolher adotado pelos entes federativos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, solicitou informações ao Piauí e mais seis Estados sobre medidas restritivas adotadas para conter o coronavírus. O pedido é um desdobramento da ação impetrada pelo PTB Nacional contra o lockdown parcial e toque de recolher adotado pelos entes federativos.

O prazo dado por Mendes é de dez dias, assim, após o repasse das informações, a AGU (Advocacia Geral da União) e a PRG (Procuradoria Geral da República) terão o prazo de 5 dias para se manifestar. 

Gilmar Mendes deu o prazo de 10 dias para os Estados informarem sobre as medidas restritivas (Foto: Carlos Moura)

ENTENDA A AÇÃO DO PTB

O Diretório Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ajuizou uma nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decretação de medidas restritivas no Piauí. No mês passado, o partido já havia tido um processo similar foi rejeitado pela Corte. 

As medidas foram adotadas como forma de combater a disseminação do novo coronavírus e o colapso do sistema de saúde. Segundo o partido, as medidas são arbitrárias e violam o direito constitucional à liberdade de locomoção em tempo de paz.

Além dos decretos do Piauí, o partido questiona os publicados no Acre, Amapá, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. 

Na nova ação, a legenda alega que as normas violam os direitos constitucionais de ir e vir, do trabalho e de reunião. Aponta que o fechamento das atividades econômicas resulta na perda de empregos em massa e na quebra de empresas.

Para a sigla, grande parte dos decretos não apresenta nenhuma comprovação científica e justificativa que demonstre a necessidade da adoção de medidas extremas que possam implicar a restrição inconstitucional de direitos fundamentais dos indivíduos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES