Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Governo do Piauí quer parceria com a Ufpi para identificar novas cepas

O objetivo é dar maior celeridade, tendo em vista que atualmente o laboratório de referência do Lacen no Estado é o Adolfo Lutz

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Indiscutivelmente uma das maiores preocupações quanto a propagação do novo coronavírus nos Estados brasileiros diz respeito às novas variantes, como a P1, originária de Manaus. Mais contagiosas, e possivelmente mais letais elas já estão presentes em boa parte dos entes federativos, nisto, o secretário de Saúde Florentino Neto (PT) apontou que o Governo está avaliando uma parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para que os laboratórios da instituição possam ser usados para a identificação das cepas com maior celeridade, tendo em vista que atualmente o laboratório de referência do Lacen no Estado é o Adolfo Lutz. 

"O Lacen vem acompanhando essa situação, em razão da necessidade de ter respostas mais céleres, estamos dialogando com a Universidade Federal para que com o apoio tenhamos uma resposta mais rápida", disse.  

Governo do Piauí quer parceria com a Ufpi para identificar novas cepas (FOTO: ASCOM SESAPI)

O líder da pasta ainda destacou o esforço do Poder Executivo local na campanha de vacinação, sinalizando o esforço de toda a equipe em distribuir os imunizantes em todo o Estado no prazo de 24 horas, assim que eles são encaminhados pelo Ministério da Saúde. "Fica evidente o esforço do governador em coordenar esse trabalho da Secretaria de Saúde". 

Florentino Neto ainda apontou para a abertura de novos leitos de UTI Covid no Hospital Getúlio Vargas (HGV), e para a suspensão das cirurgias eletivas. "A diminuição no HGV ocorreu por conta da necessidade de se realizar cirurgias eletivas, mas agora estamos suspendendo novamente para aumentar os leitos Covid", frisou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES