Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Governo Lula libera centenas de unidades do MCMV Entidades no Piauí;regras!

As propostas enquadradas são hierarquizadas pelo Ministério das Cidades com base em critérios territoriais e sociais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, 05 de julho, o Ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), publicou uma portaria que regulamenta o processo de seleção de propostas e estabelece metas para a contratação da linha de atendimento de provisão subsidiada de unidades habitacionais novas em áreas urbanas, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida - MCMV-Entidades. Essa iniciativa faz parte das ações do governo Lula para promover o acesso à moradia digna e combater o déficit habitacional no país. 

No estado do Piauí, estão previstas 498 unidades habitacionais por meio dessa modalidade em 2023, o que corresponde a 3,11% do total de 16 mil unidades em todo o Brasil. Essa medida busca beneficiar famílias de baixa renda, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir uma moradia adequada. 

A portaria estabelece diversas regras e requisitos para o processo de seleção de propostas. Para participar, as entidades organizadoras (EO) devem apresentar ao agente financeiro (AF) a proposta de empreendimento habitacional, juntamente com a documentação necessária. Além disso, a habilitação das entidades privadas sem fins lucrativos é um pré-requisito para o processo de seleção. 

O processo de seleção ocorre em várias etapas. Primeiramente, as propostas são encaminhadas pelas entidades organizadoras ao agente financeiro. Em seguida, o agente financeiro verifica se as propostas atendem aos requisitos estabelecidos na portaria e nas normas do MCMV-Entidades. As propostas enquadradas são hierarquizadas pelo Ministério das Cidades com base em critérios territoriais e sociais, como localização em municípios com maior proporção de população negra ou indígena, qualificação superior, inserção em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e isenções tributárias, entre outros critérios. 

Posteriormente, o Ministério das Cidades publica as propostas melhor classificadas, respeitando a meta física estabelecida para cada unidade da federação. Minha Casa Minha Vida Entidades estipula metas (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)É importante destacar que o processo de seleção está sujeito à análise e avaliação do agente operador do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e do agente financeiro, com base em critérios técnicos e parecer favorável, sendo o Ministério das Cidades responsável pela autorização de exceções à aplicação das regras estabelecidas, desde que não infrinjam a legislação do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

A portaria entra em vigor na data de sua publicação e o detalhamento operacional do processo de seleção será estabelecido por meio de atos expedidos pelo agente operador dentro de um prazo de até 30 dias contados a partir da publicação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES