Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Honaiser anuncia nova etapa do Vale Gás para 120 mil famílias no Maranhão

Secretário de Desenvolvimento Social visitou o Grupo Meio Norte de Comunicação e citou os avanços na pasta durante a gestão Flávio Dino.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em visita ao Grupo Meio Norte de Comunicação na segunda-feira (20), o secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Márcio Honaiser, pontuou os avanços obtidos na pasta durante a gestão do governador Flávio Dino. Cumprindo agenda em Timon para a entrega do cartão Vale-Gás para mais 2,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade, Honaiser destacou a iniciativa pioneira, anunciando que haverá uma terceira etapa do programa

Secretário de Desenvolvimento Social anuncia nova etapa do Vale Gás (Foto: Divulgação)

"Nós estamos pegando todas as regionais do Maranhão e agora chegou a vez de Timon e dos municípios circunvizinhos , o programa Vale-Gás, como o próprio nome diz é levar gás para os que mais precisam, nós tiramos do Cadastro Único, cadastro do Governo Federal alimentado pelos municípios, todas as famílias com renda zero, e todas as famílias que são quase 120 mil no Maranhão, na primeira etapa foi um ticket que trocaram na distribuidora, e agora estão recebendo um cartão para poder fazer a troca do seu botijão vazio por um cheio, e automaticamente daqui a 45/50 dias faremos o crédito da terceira etapa", afirmou. 

Honaiser em visita ao GMNC (Foto: Divulgação)

Além do eixo econômico, outra preocupação com a pandemia versa sobre a assistência aos 'órfãos da Covid-19', ou seja, as crianças e adolescentes que perderam os pais para a doença. Com isso, uma iniciativa originária do Governo maranhense e abrigada pelo Consórcio Nordeste, irá viabilizar a entrega de R$ 500 mensais a este público desassistido até que se alcance a maioridade. "O Consórcio Nordeste abraçou esse programa, temos muitas crianças e adolescentes que infelizmente perderam pai e mãe na pandemia, para isso o Governo do Maranhão criou uma lei para que essas crianças e adolescentes recebam um auxílio mensal de R$ 500 até a maioridade, para que tenham as condições de crescer, de se desenvolver", disse Márcio Honaiser. 

Honaiser em entrega do cartão Vale-Gás em Timon (Foto: Divulgação)

AMPLIAÇÃO RESTAURANTES POPULARES

No campo da segurança alimentar, Márcio Honaiser destacou o Banco de Alimentos do Governo do Maranhão, tal como a ampliação dos restaurantes populares, descentralizando-os de modo a atender todas as microrregiões, assim, a expectativa é que até o final do ano o número de unidades chegue a 65. Ademais, amplificou a atenção para o programa Água para Todos, que em parceria com a prefeita de Timon, Dinair Veloso, viabilizará a perfuração de um novo poço artesiano no município. 

Honaiser com o diretor da Rede MN, Marcos Monturil (Foto: Divulgação)

"São muitos programas, temos na área da segurança alimentar o Banco de Alimentos, distribuindo para mais de 50 entidades alimentos que seriam disperdiçados, jogados fora, eles são selecionados, preparados, entregues para quem precisa; já temos 55 restaurantes populares funcionando e até o fim do ano vamos chegar a 65, é a maior rede estadual; temos o programa Pro Leite, dando às famílias 1 litro de leite; temos o programa Água para Todos, inclusive em Timon estamos iniciando a perfuração de um poço artesiano, já são 300 sistemas desse feitos pela nossa Secretaria e até o final do ano temos mais 25 a entregar".

francyteixeira@meionorte.com 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES