Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Intensivistas pedem mais restrições no Piauí: “Faltam profissionais”

Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí sinaliza a impossibilidade de atender a demanda atual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem precedentes, a crise sanitária vivenciada pelo Brasil, em decorrência da Covid-19, provocou o colapso no sistema na maioria dos entes federativos; no Piauí o cenário não é diferente,com a abertura de novos leitos no limite e ocupação acima de 90%, a Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí (SOTIPI) encaminhou neste sábado (20) um ofício ao secretário de Saúde, Florentino Neto, e ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) pedindo medidas restritivas mais rígidas no Estado, ressaltando a falta de profissionais para o atendimento dos pacientes infectados e a impossibilidade de abarcar a demanda atual.  

No documento, assinado pelo presidente do SOTIPI, Itapuan Damásio de Sousa, e o vice-presidente, Igor Denizarde Bacelar Marques, é emitido um alerta para a gravidade da pandemia no Piauí, em que há falta de leitos, de profissionais, de insumos, e de equipamentos, um cenário desesperador. "A Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí vem a público relatar que a demanda por leitos de UTI para pacientes graves, tanto da rede pública como privada, chegou a níveis impossíveis de serem atendidas. Faltam leitos, equipamentos, profissionais e insumos. Já temos relatos de hospitais com falta de analgésicos e sedativos e com o risco real de faltar outros insumos essenciais tais como oxigênio", indica a nota. 

Intensivistas dizem que é impossível atender demanda (Foto: Rovena Rosa)

A SOTIPI reverbera que não há como formar intensivistas de forma emergencial, pontuando que não se pode esperar a vacinação eficaz 'em pouco tempo', deixando claro que é preciso adotar medidas preventivas para que a transmissibilidade diminua. 

"É de extrema importância esclarecer que mesmo o acréscimo de leitos, equipamentos e insumos, sem que se tenha equipes capacitadas para o atendimento destes pacientes, não será capaz de diminuir a mortalidade. Infelizmente, não temos mais profissionais e não temos como formar intensivistas de forma emergencial. Também não podemos esperar vacinação eficaz em pouco tempo".

Com um panorama nada positivo, a nota sinaliza para a necessidade da população se conscientizar e cumprir os protocolos sanitários, clamando ainda para que os gestores tenham a 'coragem' para adotar ações emergenciais. 

"Nós, profissionais de saúde, estamos fazendo a nossa parte. Colocamos a própria vida em risco de forma diuturna e incansável, mas isso não basta! Precisamos que a população tenha consciência, responsabilidade e que os gestores públicos tenham a coragem necessária para as ações emergenciais essenciais para o controle da crise sanitária instalada em nosso estado", indica a SOTIPI. 

OFICIO COE.pdf



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES