Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Mais de 50 mil se inscreveram no 'Enem dos Concursos' no Piauí; dados!

Este número posiciona o estado em 15º lugar em termos de quantidade de participantes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último balanço divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na sexta-feira, 23 de fevereiro, foi revelado que o Piauí teve uma expressiva participação no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 50.857 inscritos entre os mais de 2,14 milhões de candidatos de todo o país. Este número posiciona o estado em 15º lugar em termos de quantidade de participantes, mas sobe para o 6º lugar quando considerada a proporção de inscritos em relação à população adulta do estado, destacando-se com 2,09%.

São Paulo lidera o ranking nacional com mais de 228 mil candidatos aptos a participar do concurso, que será realizado simultaneamente em 220 cidades das 27 unidades federativas em 5 de maio. No Piauí, as provas ocorrerão em sete cidades, incluindo a capital, Teresina.

Leia Mais

A diversidade dos inscritos reflete a inclusão social promovida pelo CPNU, com uma participação significativa de candidatos negros, pessoas com deficiência e indígenas, além de atendimento especial a grupos como lactantes. Este perfil demonstra o amplo alcance do concurso em atender a variadas demandas sociais e promover a igualdade de oportunidades.

Do total de inscritos, a maioria declarou uma renda de até três salários mínimos, evidenciando o concurso como uma oportunidade de ascensão econômica. A ministra Esther Dweck destacou o sucesso do processo e lembrou os candidatos sobre a importância de verificar os locais de prova e as recomendações para o dia do exame.

Esther Dweck é a ministra da Gestão (Foto: Agência Brasil)Os estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia também figuram entre os primeiros em número de inscritos, enquanto o Acre, Roraima e Tocantins registram as menores quantidades. Entretanto, quando ajustado pelo percentual da população apta, estados do Norte como Amapá e Roraima destacam-se, evidenciando um interesse regional marcante no concurso.

O CPNU gerou mais de R$ 126 milhões em arrecadação com as inscrições, um valor que supera os custos de realização, assegurando o investimento necessário para a execução do processo seletivo. A ministra enfatizou a expectativa positiva em relação aos novos servidores públicos e a contribuição que trarão às diversas áreas do governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES