Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Ministério da Saúde reabilita mais 25 leitos para o interior do Piauí

O número ainda é inferior ao detalhado na decisão do Supremo Tribunal Federal, que obriga a habilitação de 278 leitos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de ter habilitado recursos para 20 leitos de terapia intensiva em Teresina, o Minitério da Saúde, ainda sob a tutela do coronel Eduardo Pazuello, publicou portaria em que libera os proventos para mais 25 leitoss no Piauí, desta vez para o interior, mais especificamente Parnaíba e Picos. 

Neste sentido, para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, o valor habilitado foi de R$ 960 mil para 20 leitos de terapia intensiva, enquanto para Parnaíba, o montante liberado foi de R$ 240 mil para cinco leitos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. O número ainda é inferior ao detalhado na decisão do Supremo Tribunal Federal, que obriga a habilitação de 278 leitos. Indicativos similares têm sido apontados para outros entes federativos.

Cabe indicar que na decisão do Supremo pela habilitação,  a ministra sinalizou que não é "cientificamente defensável" diminuir a quantidade de leitos num momento de alta no número de casos.

Ministério da Saúde reabilita mais 25 leitos para o interior do Piauí (Foto: Rogério Santana)

“É de se exigir do Governo Federal que suas ações sejam respaldadas por critérios técnicos e científicos, e que sejam implantadas, as políticas públicas, a partir de atos administrativos lógicos e coerentes. E não é lógica nem coerente, ou cientificamente defensável, a diminuição do número de leitos de UTI em um momento desafiador da pandemia, justamente quando constatado um incremento das mortes e das internações hospitalares."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES