Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Ministério declara emergência ambiental prévia no Piauí

O documento assinado pelo ministro Ricardo Salles não explica as considerações legais ou administrativas que orientaram ou fundamentaram a medida

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em portaria publicada na sexta-feira (05) no Diário Oficial da União, o Ministério do Meio Ambiente declarou previamente, estado de emergência ambiental em diversas regiões do país, em diferentes épocas do ano. No Piauí, a medida abrange de maio a dezembro o Centro-Norte Piauiense e o Sudeste Piauiense. Já de junho deste ano a janeiro de 2022 também fica declarada emergência prévia no Norte Piauiense. 

O documento assinado pelo ministro Ricardo Salles não explica as considerações legais ou administrativas que orientaram ou fundamentaram a medida. Porém, é importante frisar que até o ano de 2019, o decreto prévio de emergência ambiental era justificado tendo como base compromissos internacionais que o Brasil assumiu para evitar as emissões de gás carbônico de queimadas e incêndios florestais. 

Ministério declara emergência ambiental prévia no Piauí (Foto: José Cruz)

Neste âmbito, no caso piauiense, a medida pode ser explicada pelo período de estiagem em distintas regiões, o que alavanca a possibilidade da ocorrência de queimadas e incêndios florestais, tanto que continuamente é levantada a necessidade da contratação excepcional de mais brigadas para combater os focos, que se difundem por vários municípios colocando em risco o patrimônio ambiental. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES