Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Mortes por Covid caem ou ficam estáveis em 74% dos municípios do Piauí

Em relação a novos casos, 56% dos municípios piauienses apontaram que se mantiveram estáveis, enquanto 16% observaram uma diminuição e 12% um aumento.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 74% dos entes piauienses apresentaram uma estabilidade ou queda no número de óbitos por Covid na última semana. Dentre os municípios que responderam ao questionamento da entidade, 44% apontaram que as mortes em decorrência da doença provocada pelo coronavírus se mantiveram estáveis; enquanto 30% indicaram que houve uma redução. 

Porém, um outro dado preocupa: 8% dos municípios destacaram que os óbitos por Covid tiveram um aumento. Outros 18% não responderam. 

Em relação aos novos casos, tendo em vista que o Brasil chegou a bater o recorde de diagnóticos positivos ao longo dessa semana, 56% dos municípios piauienses apontaram que se mantiveram estáveis, enquanto 16% observaram uma diminuição e 12% um aumento. Outros 16% não responderam ao questionamento da entidade municipalista. 

Piauí registra queda nos óbitos por Covid na última semana (Foto:  Silvio Avila)

No Brasil a situação é mais preocupante, tendo em vista que 34% dos Municípios apontaram para o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 na última semana. Outros 31% afirmaram que o cenário está estável e 17% ter havido diminuição do número. Em relação aos óbitos pela doença, 18% apontaram aumento; 45% estabilidade; e 20% queda.

Na última semana, segundo a CNM, 562 Municípios (16%) destacaram que ficaram sem vacinas para dar continuidade ao plano de imunização. Desse percentual, 73% afirmaram terem ficado sem vacinas para a primeira dose e 43% sem a segunda, o que indica que algumas localidades ficaram sem nenhuma vacina no estoque. Na edição anterior da pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de junho, 15% dos Municípios responderam que ficaram sem imunizante.

A Coronavac é ainda o imunizante com mais necessidade para completar o esquema vacinal da população que já recebeu a primeira dose, tendo sido apontada por 90% dos respondentes. Em relação à distribuição da vacina da Pfizer, 74% dos Municípios afirmaram que já receberam esse imunizante. Na edição passada da pesquisa, 51% dos respondentes afirmaram já terem recebido a vacina.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES