Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Municípios do Piauí ficam sem reajuste no FPM por critério populacional

O estudo considera as estimativas populacionais de 2021, divulgadas na sexta-feira, 27 de agosto, pelo IBGE.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nenhum município do Piauí obterá elevação no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), segundo levantamento da CNM

O estudo considera as estimativas populacionais de 2021, divulgadas na sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das populações residentes nos 5.568 Municípios brasileiros. 

Sem um aumento, ou queda considerável, no contingente populacional, a tendência é que os municípios piauienses mantenham o atual coeficiente em 2022. 

Estimativas populacionais não apontam mudança no fundo (Foto: CNM/Reprodução)

Estima-se que o Brasil tenha 213,3 milhões de habitantes, tendo crescido 0,7% em relação a 2020. A Confederação ressalta que a estimativa populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar o cálculo do coeficiente do FPM.

No Brasil, comparando 2021 com 2020, a maior parte dos Municípios deve continuar com o mesmo coeficiente, 17 Municípios apresentariam redução de coeficiente (caso não houvesse a Lei 165/2019) e 103 municípios apresentarão aumento. Os Estados de São Paulo e Goiás apresentaram aumento de coeficientes em 16 e 12 Municípios, respectivamente.

CONFIRA O ESTUDO COMPLETO DA CNM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES