Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Na Alepi, Fonteles atestará gastos bem abaixo do limite;blog antecipa dados

O índice de gastos com pessoal ficou em 39,37%, bem abaixo do limite de alerta (44,10%) e do limite máximo (49%).

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, estará na manhã desta quarta-feira, 02 de junho, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, ele traçará um panorama das finanças no primeiro quadrimestre de 2021, ou seja, de janeiro a abril. 

Dados obtidos pelo blog antecipam os principais resultados a serem elencados pelo líder da pasta, destaca-se por exemplo, o cumprimento do limite de gastos com pessoal. O índice ficou em 39,37%, bem abaixo do limite de alerta (44,10%) e do limite máximo (49%). Cabe indicar que quando ultrapassa o teto, o Estado fica suscetível a uma série de ações como a proibição da realização de operações de crédito e a formalização de convênios com a União. 

Rafael Fonteles visita a Alepi nesta quarta, 02 (Foto: Ascom Alepi)

Em termos reais, os gastos com pessoal nos últimos doze meses atingiram a marca de R$ 4,836 bilhões, enquanto o limite máximo disciplinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de R$ 6,019 bilhões. 

O secretário de Fazenda ainda explicitará sobre o endividamento, que se mantém abaixo do limite de 200% da Receita Corrente Líquida, ou seja o dobro, definido pelo Senado. Atualmente a Dívida Consolidada Líquida do Piauí representa pouco mais de 35% do que é observado em receita. 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES