Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Na última entrevista ao JMN, Firmino deixou mensagem de esperança

Ex-prefeito fez da educação de Teresina a melhor entre as capitais. “Renovamos nossa fé, nossa esperança na educação”, disse em entrevista em dezembro de 2020.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Renovamos nossa fé, nossa esperança na educação". Estas palavras marcaram a última entrevista concedida em dezembro de 2020 pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) ao Jornal Meio Norte, quando fez um balanço da sua quarta gestão na capital piauiense. Incansável, deixou o comando do Executivo Municipal tendo a educação como a grande marca. Elevando a área ao patamar de melhor entre as capitais do país nos anos iniciais e finais, promoveu um choque de gestão, alavancando o ensino municipal ao posto de referência nacional, um modelo replicado desde o fortalecimento do planejamento estratégico à infraestrutura. 

Sonhador, Firmino pautava a liberdade promovida por meio da educação, tal como o desenvolvimento econômico e a justiça social.  "Nós buscamos honrar através do nosso esforço, do nosso trabalho, através de toda a nossa equipe, nós lutamos muito e acreditamos que em cada canto da nossa cidade existe uma marca do nosso trabalho", frisou. 

Com quase três décadas de vida pública, iniciando em 1993 por convite do então prefeito Wall Ferraz, Firmino calcou sua trajetória na responsabilidade fiscal, na promoção de ações sociais, o que lhe renderam o título de Prefeito Amigo da Criança e em projetos bem sucedidos que modificaram o panorama da nossa periferia, como o Vila Bairro. 

Firmino fez a educação de Teresina a melhor entre as capitais (Foto: Arquivo)

Em tom de gratidão, Firmino Filho deixou, na ocasião, uma mensagem aos teresinenses, apontando os caminhos que nortearam suas gestões. "A educação pode construir mais liberdade, pois traz consciência política, pode construir mais riquezas, pois a educação traz mais oportunidades de emprego e renda, não existe país rico sem uma educação sólida, pode trazer mais justiça social, onde o filho de todos, principalmente do mais pobre, pode ter uma chance de vida através de uma escola decente, por isso nós acreditamos na educação", afirmou. 

O legado da gestão pode ser conferido em números que se destrincham nos mais diversos eixos, do social ao equilíbrio fiscal. No item saúde, por exemplo, Firmino deixou a capital piauiense com uma das menores taxas de desnutrição infantil, apenas 0,54%,enquanto as capitais do Sul e Sudeste chegam até 2,83%, como o Rio de Janeiro. Os números são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. 

No Meio Ambiente, Teresina alcançou a segunda maior cobertura florestal do país, segundo dados colhidos junto ao MapBiomas, chegando a 76% da área municipal. 

Com o trabalho de Firmino, a capital piauiense ainda se destacou na proporção do esgoto tratado em relação a água consumida, chegando a 100%, segundo aponta o balanço do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em relatório catalogado no Mapa da Desigualdade de 2020. 

Há ainda um legado na qualidade de vida da população, em Teresina, a esperança de vida ao nascer da população supera a média regional e a nacional, figurando-se em patamar superior ao registrado em capitais como São Paulo e Curitiba. 

Firmino foi o Prefeito Amigo da Criança (Foto: Arquivo)

Durante a gestão de Firmino, Teresina também se tornou a capital menos desigual do Nordeste, alcançando o índice Gini da distribuição do rendimento real efetivo domiciliar per capita na faixa de 0,511, segundo dados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2018; o que caracteriza um esforço contínuo em reduzir barreiras e promover a justiça social, com mais oportunidade e acesso a um futuro melhor para os mais suscetíveis. 

"Na educação um ponto importante foi o modelo de gestão que trabalha com o planejamento estratégico, Teresina foi uma das poucas cidades que tem três planos decenais da educação, dizendo quais são os grandes desafios, não apenas o planejamento estratégico, operacional, não basta planejar, é preciso colocar a mão na massa, organizando a rede, a infraestrutura, todo o apoio que merece e precisa cada escola", finalizou. 

Foi com esse reconhecimento da educação como pilar da administração pública e com o amor disposto à capital piauiense, Firmino Filho deixará imensas saudades. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES